O conselheiro da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e sócio-diretor da Santiago Cotton, Rodrigo Santiago, participou como palestrante no Painel do Algodão durante a 5ª Datagro Abertura da Safra de Soja, Milho e Algodão, realizada nos dias 27 e 28 de agosto no Centro de Convenções do Hotel Gran Odara, em Cuiabá, Mato Grosso. Também participaram do painel, Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com a mediação do Marcelo Duarte, diretor da Cotton Brazil.
Rodrigo Santigo destacou em sua apresentação, a atuação e a relevância da BBM no mercado do algodão, além dos números do mercado da pluma brasileira com relação à produção, comercialização e consumo, incluindo a dinâmica da comercialização e os players deste mercado. “A BBM é fundamental nesse mercado e contribui para manter o padrão de organização da comercialização da pluma, através das ferramentas das quais dispomos, como corretores associados especializados no segmento, regulamentos, registro das negociações no Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap) e câmara arbitral”, ressaltou o conselheiro.
Rodrigo Santiago, conselheiro da BBM e sócio-diretor da Santiago Cotton
O painel também levantou os desafios que ainda precisam ser superados na produção, no consumo e na exportação da fibra natural. Para Santiago, o Brasil também se desponta criando uma grande oportunidade para toda a cadeia atender às demandas das agendas ESG - sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança em português -, e liderar o mercado mundial. “O algodão brasileiro vem protagonizando o cenário mundial consolidando-se como maior exportador do planeta. Tudo isso só é possível com uma cadeia produtiva bem organizada, desde a produção no campo até a confecção das roupas”, finalizou Santiago.
Sobre o evento
A Datagro Abertura da Safra de Soja, Milho e Algodão é promovida pela Datagro Consultoria. O evento, que chegou este ano na sua quinta edição, já se tornou uma referência para o agronegócio, reunindo produtores, cooperativas, indústrias e representantes de toda a cadeia produtiva e comercial de grãos e fibras. O objetivo do encontro é discutir estratégias e perspectivas para o próximo ciclo produtivo. Durante dois dias, os debates abordaram diferentes temas como produção, consumo, preços e comercialização de soja, milho e algodão.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa