BBM e MAPFRE unem forças para o setor de seguro no agro

O objetivo é construir o principal canal de distribuição dos seguros agrícolas do Brasil
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
21/06/2024 | 363

BBM e MAPFRE unem forças para o setor de seguro no agro

O objetivo é construir o principal canal de distribuição dos seguros agrícolas do Brasil
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
21/06/2024 | 363

A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e a MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, estão unindo forças para atuar no segmento de seguros voltados ao agronegócio. De um lado, está a expertise da MAPFRE, com raízes no agro e participação relevante no mercado de seguros rurais. Já a BBM possui especialização no setor agrícola onde atua há mais de 20 anos e agora vai ampliar os serviços oferecidos aos seus associados, ratificando a sua vocação de apoiar o crescimento do setor. A parceria fortalece a capacidade de proteção e apoio ao desenvolvimento do setor agrícola do país, resumiu Jonson Souza, diretor territorial da MAPFRE.

Com o fortalecimento, as duas entidades juntas pretendem ser o principal canal de distribuição dos seguros agrícolas do Brasil, elevando a posição de ambas no mercado, promovendo estudos para melhorar a condição de preços das apólices e incentivando o uso dos recursos do governo para a contratação dos benefícios do seguro, tanto de produção, como de maquinário, armazéns e até de vida dos funcionários. “Queremos assim reforçar o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos agricultores, sendo o seguro a principal fonte de tranquilidade para quem vive do campo”, pontuou o executivo da MAPFRE.

Jonson Marques de Souza, diretor comercial da Mapfre, e Carlos Widonsck, representando o diretor da BBM

 

A BBM atua no mercado de seguros desde 2020, ano em lançou ao setor a plataforma BolsaAgro Seguros, operacionalizada pela corretora AgroSeguros.“A Bolsa se encaixa nesse cenário com a capilaridade de clientes que ela tem e pela sua penetração no mercado. Vamos usar toda a rede que temos no segmento para reforçar a importância do seguro agrícola”, declarou Cesar Costa, diretor-geral da BBM. Na prática, as duas entidades irão disponibilizar ao mercado os melhores produtos, cada um com sua característica, para oferecer tranquilidade ao produtor rural. “Enxergamos a MAPFRE como uma seguradora muito importante com um portfólio de seguros adequado ao mercado brasileiro”, completou.

Os profissionais para atuar no serviço, segundo a MAPFRE, estão capacitados para orientar desde a contratação até o acionamento da apólice, utilizando uma linguagem acessível e compreensível. Além disso, a MAPFRE destaca que é essencial disponibilizar materiais de comunicação que evitem o "segurês", ou seja, é necessário que os conteúdos e contratos sejam redigidos em linguagem clara e próxima do dia a dia do produtor ou segurado, facilitando a compreensão dos termos e condições do seguro, eliminando possíveis dúvidas e tornando o processo mais transparente e confiável para os clientes do agronegócio. Por isso, a seguradora tem investido em capacitações e treinamentos de seus corretores parceiros para que eles compreendam cada vez melhor as necessidades dos clientes.

 

Seguro agrícola no Brasil

De acordo com um relatório do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em 2022 apenas 7,25 milhões de hectares estavam segurados, representando menos de 10% da área plantada total no país, que é de 77,5 milhões de hectares, diferente de outros países produtores, como Estados Unidos, por exemplo, onde a contratação de seguro é praxe. Os números por aqui indicam um grande espaço para expansão no mercado. “Como seguradores, temos o desafio e a oportunidade de desenvolver soluções atrativas para os produtores rurais, além de promover uma mudança na cultura em relação à contratação de seguros, que ainda é incipiente no Brasil. À medida que os benefícios do seguro rural forem reconhecidos por quem vive do campo, esperamos uma significativa melhoria na cobertura de áreas seguradas, contribuindo desta forma para a estabilidade e o crescimento do setor agrícola”, espera Souza.

Sobre a Bolsa Brasileira de Mercadorias - A BBM é uma associação civil  sem fins lucrativos que realiza negócios com mercadorias, bens e serviços e que está presente em todas as principais regiões do país por meio de suas corretoras associadas, o que a torna a maior rede de corretoras de mercadorias do Brasil, com mais de 130 associadas. Os negócios da BBM estão divididos em dois principais pilares: o agro e o segmento de bens e serviços. No segmento agro, a Bolsa tem forte atuação nos leilões da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento -, no registro e emissão de CPR – Cédula de Produto Rural – no qual é reconhecida pela B3 e, agora, mais fortemente no setor de seguros agrícolas. Saiba mais aqui.

 

Sobre a MAPFRE - Presente no país desde 1992, a MAPFRE é o grupo multinacional líder de seguros na América Latina. No Brasil, a companhia oferece uma ampla gama de serviços que incluem seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. Em 2023, suas receitas globais atingiram 32,2 bilhões de euros. Com o propósito "Cuidamos do que é importante para você", a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. Para mais informações sobre a companhia, acesse este link.

 

Acesse aqui a plataforma: www.bolsaagroseguros.com.br

 

 

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