Plataforma de CPR da BBM atinge 2 mil registros em um mês

A Bolsa foi pioneira na digitalização de operações com o título
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
06/08/2024 | 162

Plataforma de CPR da BBM atinge 2 mil registros em um mês

A Bolsa foi pioneira na digitalização de operações com o título
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
06/08/2024 | 162

A Cédula de Produto Rural (CPR) é um instrumento importante, tanto para os produtores e as cooperativas que a emitem, quanto para os financiadores que investem no negócio e que têm no título a garantia do pagamento futuro. Com mais de 30 anos, a CPR ganhou força com a chamada Nova Lei do Agro. A Lei 13.986 de 2020 acelerou as movimentações com CPR ao exigir que todas as cédulas fossem registradas em entidade credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), dando mais robustez ao título. A cédula recebe ainda mais relevância entre os meses de julho e setembro, período no qual, o produtor está preocupado com o planejamento da nova safra (2024/2025), o que inclui a busca de crédito.

 

Depois de um início de ano lento rodeado por temores de taxas de juros altos, combinado às enchentes no Rio Grande do Sul e com a demora na divulgação de Plano Safra, os registros do título que estavam quase congelados até então, saltaram em julho na Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM).  “O que a gente viu agora, com tudo já definido, incluindo o Plano Safra, foi um incremento de mais de 100% de CPRs registradas em relação ao mesmo período do passado”, declarou Carlos Widonsck, gerente de Relações com o Mercado da BBM. O registro da CPR em entidade credenciada pelo Bacen é obrigatório independentemente do valor do título e que o procedimento deve ser feito dentro do prazo de 30 dias úteis a partir da sua emissão para que ele tenha poder legal.

 

O gerente lembra que, como o setor agrícola está mais exposto a riscos, especialmente climáticos, uma estratégia que pode ser usada para mitigar esse aspecto de insegurança é o atrelamento da CPR a um seguro agrícola. “O ‘casamento’ da CPR com a contratação de uma apólice de seguro, no caso de uma frustração de safra, dá tranquilidade tanto ao produtor quanto ao financiador de que aquele título será honrado e que aquele financiamento não terá problemas no seu vencimento”, aconselhou.

 

A BBM foi pioneira em operações digitais com CPR, em 2019. “Enquanto muitas empresas ainda não sabiam como fazer processos de emissão e registro do título eletronicamente, nós criamos uma plataforma e formamos um time capacitado para atender produtores, cooperativas, indústrias de insumos e até multinacionais”, lembra. Além disso, a Bolsa também oferece uma Plataforma simplificada para cotação e contratação de seguros para diferentes sinistros.

 

Conheça aqui nossa plataforma para registro de CPR

Últimos Posts

Aviso
Nosso telefone para atendimento/suporte mudou para (11) 3181-8991