A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) projetou recentemente uma produção nacional no total de 7,3 bilhões de litros de biodiesel no Brasil este ano. O recorde de volume do produto é atribuído ao aumento obrigatório da mistura do combustível verde ao diesel de 10% (B10) para 12% (B12), em 2023. No ano passado, o volume ficou em 6,3 bilhões de litros. E, de acordo com o cronograma do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a mistura subirá para 15% em 2026.
Em meio a este cenário de alta que coloca o país entre os três maiores produtores de biodiesel do mundo, o mercado busca por formas seguras e práticas de comercialização. Desde 2021, a Bolsa Brasileira de Mercadorias, por meio da criação de uma joint venture com a Datagro Consultoria, referência no setor de biocombustíveis, fornece ao mercado a plataforma de venda de balcão de biodiesel, bagaço de cana e outros ativos ambientais BBMDATAGRO. O balcão eletrônico de comercialização da plataforma oferece tecnologia e inteligência aos agentes do mercado.
O Sistema de Comercialização de Balcão Eletrônico é o ambiente organizado em que são negociados os produtos para entrega física, nos mercados à vista ou para entrega futura. As operações são realizadas diretamente entre os agentes de mercado em um sistema eletrônico administrado e regulado pela Bolsa, dentro de um conjunto de regras, promovendo segurança e transparência nas operações. A joint venture surgiu após a decisão do governo federal de acabar com os leilões públicos bimestrais e adotar um comércio direto entre fornecedores e distribuidoras, regulado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Conheça as principais características de um Sistema de Mercado de Balcão:
- Inexistência de um espaço físico de negociação, visto que os negócios ocorrem por meio eletrônico;
- Flexibilidade quanto aos prazos e ao tamanho de cada negócio;
- Possibilidade de negociação de produtos de diversas características;
- Favorece a negociação de produtos com dificuldade com melhor exposição das ofertas de liquidez;
- Centraliza oportunidades de negócios em um único ambiente;
- Permite a criação de preços referenciais (indicadores) para os produtos negociados.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa