O frigorÃfico Masterboi deu inÃcio ao abate de suÃnos na sua planta de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, na última semana. A unidade foi certificada para o abate de bovinos, caprinos, suÃnos e ovinos desde a inauguração, mas só agora agregou o novo produto. “Estamos em fase inicial, testando máquinas e pessoalâ€, explica o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, acrescentando que o momento também é de cadastrar fornecedores.Â
Antes mesmo de entrar em plena operação, a Masterboi já está colocando cortes frescos de suÃnos no mercado. “Esse segmento ainda vai crescer muito. Há pouca oferta do produto fresco certificado, com controle de qualidade. Agora, o consumidor poderá comprar, por exemplo, sarapatel certificadoâ€, ressalta o empresário.Â
Nelson Bezerra prevê que, nos próximos anos, o mercado de suÃnos será mais forte que o de boi, porque há grande interesse dos varejistas pelo produto na região. Na fase atual, o abate de suÃnos em Canhotinho é de 15 a 20 cabeças por dia. No caso do bovino é diferente. Em cinco meses, a empresa já alcançou o abate diário de 200 cabeças procedentes de vários estados do Nordeste.Â
O fluxo tende a aumentar diante da redução da alÃquota do ICMS para a saÃda do gado de estados como Rio Grande do Norte e ParaÃba. Nestes locais, os produtores estão pagando cerca de R$10,00 de imposto por animal que deixa o estado, contra R$ 300,00 de meses atrás. “A tendência é os demais estados da região adotarem essa redução do ICMSâ€, analisa o empresário. Hoje a planta de Canhotinho recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, ParaÃba, Alagoas, Piauà e Maranhão.