![]()
A colheita do milho verão 2021/22 já chegou aos 27% do total semeado no Rio Grande do Sul, conforme aponta o último Informativo Conjuntural da Emater/RS divulgado nesta quinta-feira (25).
Este Ãndice avança 7 pontos percentuais com relação ao registrado na semana anterior e fica a frente dos 18% registrados no mesmo perÃodo da safra passada e dos 18% da média estadual para as últimas cinco safras.
“A condição de tempo seco acelerou o processo de maturação e secagem dos grãos, fazendo avançar o percentual da área colhida para 27% na média estadualâ€, explica a publicação.
Das lavouras ainda em campo, 25% estão em fase de maturação, 26% em enchimento de grãos, 8% em floração e 14% seguem em germinação ou descanso vegetativo.
Os técnicos da Emater ainda apontam que os resultados obtidos até aqui são variáveis, dependendo do sistema de cultivo, irrigado ou sequeiro, e da maior ou menor incidência da estiagem durante o ciclo da cultura.Â
“Os menores rendimentos são obtidos em lavouras não irrigadas cultivadas ao Norte, no Centro e no Oeste do estado. Parte dos produtores optou por não colher grãos, em função do custo da operação e da baixa qualidade do produto obtido: poucas espigas malformadas e grãos com tamanho reduzido. Essas lavouras são destinadas ou à confecção de silagem de planta inteira ou ao pastejo diretoâ€.
Já do lado do mercado, o preço da saca do cereal gaúcho subiu 2,25% ao longo da última semana e encerrou o perÃodo valendo R$ 94,40.