Presidente da BBM participou do encontro em Porto Alegre
Na manhã desta terça-feira (15), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fez um anúncio de medidas em Porto Alegre (RS), para apoiar o setor arrozeiro do país. De acordo com o presidente da Conab, Edegar Pretto, a entidade deve promover leilão para a compra de 110 mil de toneladas do cereal, com vencimentos de contrato para agosto, setembro e outubro deste ano e o preço de exercício de R$ 73,00 (saca de 50 quilos) para agosto.
O presidente da BBM, Christiano Erhart, esteve presente no anúncio na capital gaúcha. A Bolsa é responsável por participar das operações dos leilões da Companhia. “Como houve uma grande produção no país, assim como no Mercosul, os preços estão pressionados, tanto no mercado interno como no mercado internacional. Sabemos que essa medida não resolve a situação, em função do volume, pois estamos com um excedente de 1 milhão de toneladas no Brasil”, destacou o dirigente. Outra questão, segundo ele, é o preço de exercício que, de acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), está abaixo do custo de produção.
O anúncio vem após um cenário de desvalorização de preços para o produto. Segundo dados do indicador da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), a cotação do arroz gira em torno de R$ 65,00 a saca, no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional do grão. As quedas no acumulado do mês variam entre 0,38% e 5,60%, a depender da região. De acordo com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz-RS), Denis Dias Nunes, para o jornal Zero Hora, o que está segurando um pouco ainda as cotações são as exportações do arroz em casca. Já o diretor comercial do Irga, Ailton dos Santos Machado, ressaltou para a publicação que essa desvalorização com o produto da safra colhida neste ano é motivo de preocupação para o setor.
Os produtores aguardavam pelo anúncio desta terça. A Conab havia sinalizado em junho que debateria mecanismos de apoio para o setor com os ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Casa Civil. A portaria deve ser publicada na próxima semana. “Acreditamos que o interesse pelo negócio será maior na região oeste do Estado devido à distância dos portos, mas é uma ação importante para conseguirmos reduzir este excedente na produção de arroz desta safra. O produtor deve estar cinte que estes contratos devem ser utilizados, pois com uma menor oferta, a pressão sobre os preços tende a diminuir no restante de sua produção”, finalizou o presidente da BBM.
Para participar dos leilões da Conab, conte com a BBM!