A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está realizando mais uma rodada de leilões para contribuir com o escoamento da safra de grãos. As operações iniciaram na quinta-feira (31), com com um leilão de compra de 15 mil toneladas provenientes de agricultores familiares e suas cooperativas de produção, proporcionando acesso facilitado e condições mais justas para os pequenos produtores de milho.
O segundo leilão, realizado na sexta-feira (1º), foi de ampla concorrência, possibilitando que todos produtores e cooperativas interessadas de milho pudessem participar. A aquisição total nos dois leilões envolve um volume de 50 mil toneladas de milho em grãos, a granel, da safra 2024/2025. O produto deverá abastecer os estoques governamentais voltados para o atendimento do Programa de Venda em Balcão (ProVB).
Esta semana, outras duas operações da Conab serão realizados. Nesta terça-feira (5), às 9h, será promovido um leilão para compra de sacaria de polipropileno. O material será utilizado para ensacar o milho adquirido pela companhia antes do envio do produto aos seus destinos.
Valores e lotes previstos para os lotes de sacaria (R$/unidade):
1 | 3,0300 |
2 | 2,7500 |
3 | 3,0300 |
4 | 2,7500 |
Já na sexta-feira (8), às 8h30, a Conab promove um leilão de frete para transportar o milho adquirido. O produto deverá ser entregue nos municípios de Irecê (5 mil t), na Bahia, Imperatriz (7,5 mil t), no Maranhão, Rondonópolis (3 mil t), em Mato Grosso, Uberlândia (18,5 mil t), em Minas Gerais, além de Brasília (16 mil t), no Distrito Federal. As operações de aquisição ocorrem pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe). De acordo com a presidência da Conab, a série de operações busca repor os estoques do ProVB, com o propósito de abastecer pequenos criadores de animais com milho mais barato para que sigam alimentando suas criações de cabras, galinhas, porcos e outros animais.
Todos os comunicados, avisos e resultados destas operações estarão disponíveis no Portal da Conab. Podem participar dos leilões os produtores rurais, cooperativas e comerciantes, cadastrados perante a Bolsa de Mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação, e registrados, na data da realização do leilão, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), além de estarem em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e demais exigências dos editais.
O reforço nos estoques públicos de milho vendido pela Conab busca auxiliar pequenos criadores de animais em todo o país, sobretudo aqueles produtores de ovos, leites e carnes, situados em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção, e que utilizam o produto para a alimentação dos seus plantéis. Estas operações de compra de milho voltadas para o abastecimento do Programa de Venda em Balcão estão autorizadas pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Fazenda (MF), conforme a Portaria Interministerial MAPA/MF/MDA nº 21/2024.
Informações: Conab e BBM