
A gerente jurídica da BBM, Cíntia Nogueira, participou da Cotton Trip ao lado das corretoras de algodão associadas. A BBM é a maior rede de corretoras do Brasil, sendo 40 delas, especializadas no mercado de fibra. “Tive a oportunidade de vivenciar de perto uma das etapas mais importantes da cadeia produtiva. Pudemos acompanhar cada fase desse processo, desde o preparo do solo até a colheita e o beneficiamento”, resumiu a gerente. “Estar no campo ao lado de técnicos e especialistas desse setor foi uma experiência enriquecedora que ampliou minha visão sobre os desafios e as demandas práticas do mercado”, completou.

A programação incluía apresentações institucionais sobre o algodão brasileiro, práticas de cunho Ambiental, Social e Governança (ESG), da SLC Agrícola, sistema de beneficiamento da fibra e as iniciativas da Abrapa, com visitas ao campo de algodão e à algodoeira. O grupo finalizou a experiência com um encontro na sede da associação, em Brasília (DF), onde foi possível conhecer o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), e as estratégias de rastreabilidade e os caminhos de valorização da fibra junto à moda nacional.

A Cotton Trip é uma das iniciativas do movimento Sou de Algodão, em parceria com a Abrapa, para estreitar os laços entre os diferentes setores da indústria têxtil. Desde 2016, o Sou de Algodão promove boas práticas na cadeia da pluma e já reúne mais de 1.800 marcas parceiras de diversos segmentos das passarelas ao varejo, das pequenas confecções às grandes redes de distribuição, promovendo encontros e intercâmbio entre o setor produtor e outros elos da cadeia. A BBM apoia o movimento ao lado de outras instituições reconhecidas internacionalmente no mercado.
Fotos: Carlos Rudiney/Abrapa