Evento reuniu lideranças globais do setor
A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) participou do evento “The Future of Cotton” (O Futuro do Algodão), realizado durante dois dias na última semana em Dubai, nos Emirados Árabes, pela International Cotton Association (ICA). O encontro reuniu representantes de toda a cadeia algodoeira mundial para discutir os rumos do setor e fortalecer a cooperação internacional no segmento. Entre os principais pontos debatidos no encontro, esteve em pauta a promoção do algodão natural frente às fibras sintéticas, tema que ganha força com o programa “Plant Not Plastic” (planta, não plástico), da American Cotton Shippers Association (ACSA). A iniciativa deverá ser expandida para o Brasil em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), e ainda, para a União Europeia.
Durante o encontro, foi realizada a reunião plenária do Comitê Internacional de Associações de Comércio de Algodão (CICCA – sigla em inglês), da qual a BBM é membro. Representando a BBM nesta reunião, Bernardo Souza Lima, sócio da Souza Lima Cotton, ressaltou a importância da presença brasileira nas discussões internacionais. “Foi muito positivo poder representar a BBM na reunião durante o encontro da CICCA. Representou uma oportunidade importante para reforçar temas essenciais ao nosso setor, como as boas práticas comerciais e a santidade dos contratos de compra e venda de algodão, pilares que sustentam a confiança e a integridade do mercado internacional”, enfatizou o empresário.

A Bolsa atua no mercado de algodão por meio de corretoras, comercializando um volume significativo da produção nacional, além de fornecer ao mercado o Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (SINAP), que digitaliza contratos e promove transparência entre produtores, cooperativas, indústrias e exportadores. A entidade ainda é membro da Câmara Setorial do Algodão no Ministério da Agricultura e Pecuária, participa de entidades como o CICCA e assinou o Universal Cotton Standards Agreement (Acordo Universal de Padronização do Algodão), com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).
Outras corretoras associadas à BBM, como Artigas, Cottonbrasil, DFibra, Laferlins, Rosso, Hori Menka, Unicot, também marcaram presença no evento da ICA. “A BBM, como principal entidade responsável por regulamentar as negociações de algodão no Brasil, não poderia estar de fora dessas discussões internacionais. A troca e o alinhamento constantes entre organizações que participam da CICCA fortalecem o profissionalismo, a credibilidade e a segurança das relações contratuais no comércio global de algodão”, completou o sócio da Souza Lima.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui