O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas de tempestade e chuva intensa que abrangem grande parte do Centro-Sul do país ao longo do final de semana. Os avisos indicam risco de temporais com ventos fortes, queda de granizo e altos acumulados de chuva entre o sábado (11) e a segunda-feira (13).
O alerta mais severo, de nível laranja (perigo), entra em vigor às 21h de sábado (11) e segue até 23h59 de domingo (12). Ele abrange áreas extensas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de setores do Mato Grosso, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. O Inmet alerta para riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.
Entre as áreas sob influência desse primeiro aviso estão as regiões Serrana, Oeste e Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste e Noroeste do Paraná, além do Centro-Sul e Pantanais de Mato Grosso do Sul.
Outro alerta laranja começa ao meio-dia de domingo (12) e se estende até as 10h de segunda-feira (13), mantendo o risco elevado de tempestades severas. O novo aviso amplia a área de abrangência para incluir também o interior de São Paulo, com destaque para as regiões de Bauru, Presidente Prudente, Marília, Campinas, Araraquara e Piracicaba, além da Grande São Paulo e da Macro Metropolitana Paulista. Estados do Sul e do Centro-Oeste continuam sob risco de tempo severo no mesmo período.
De forma complementar, o instituto publicou ainda um alerta amarelo (perigo potencial) válido das 15h de domingo (12) até as 10h de segunda (13), abrangendo áreas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio de Janeiro. Nesse caso, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e baixo risco de danos estruturais, embora ainda haja possibilidade de granizo e alagamentos pontuais.
Antes dos avisos de tempestade, o Inmet já havia emitido um alerta de chuvas intensas (nível amarelo) entre sexta (10) e sábado (11), indicando precipitações significativas em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Pará, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro.