O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade que atingem grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (22). O mais grave, de grau laranja (perigo), vale a partir das 22h desta quinta-feira (21) até o fim da noite de sexta.
Segundo o órgão, há risco de chuva intensa, variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros no acumulado do dia. Também são esperados ventos fortes, que podem atingir entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.
Os fenômenos podem provocar corte de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e alagamentos. O alerta laranja abrange as regiões Sudoeste, Centro Ocidental, Sudeste, Noroeste, Centro Oriental e a área Metropolitana de Porto Alegre.
Além disso, um segundo aviso, de grau amarelo (perigo potencial), também está em vigor durante a sexta-feira. Neste caso, os volumes de chuva previstos são menores, entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.
O risco de danos é considerado baixo, mas ainda há chance de transtornos como quedas de galhos, pequenos alagamentos e interrupções pontuais de energia. Esse alerta inclui áreas do Noroeste e Nordeste gaúcho, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, e também se estende ao Oeste e Sul de Santa Catarina, incluindo a região Serrana.