O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de perigo potencial para a ocorrência de geadas na madrugada desta quarta-feira, 13 de agosto, abrangendo áreas da Região Sul, do Sul de Minas Gerais e parte do interior paulista e fluminense. Segundo o órgão, há risco leve de perda de plantações devido à queda acentuada de temperatura, que pode chegar a mínimas de até 3°C em alguns pontos.
No Sul do país, o fenômeno deve atingir regiões de Santa Catarina, como a Serra, o Vale do Itajaí, o Oeste, a Grande Florianópolis, além do Norte e Sul catarinense. No Rio Grande do Sul, há previsão de geada na região Metropolitana de Porto Alegre, no Nordeste, no Noroeste e no Centro Oriental gaúcho. Já no Paraná, o alerta vale para áreas da capital e região metropolitana, além do Norte Pioneiro, Centro Oriental, Centro-Sul e Sudeste do estado.
Outro aviso emitido pelo Inmet se estende para áreas do Sudeste, incluindo o Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além de regiões do interior paulista como Campinas, Itapetininga, a Macro Metropolitana Paulista e o Vale do Paraíba. Também há possibilidade de geada no Sul Fluminense.
O Inmet recomenda atenção redobrada a agricultores e produtores rurais para minimizar os impactos da baixa temperatura sobre as lavouras, além de cuidados com animais e sistemas de irrigação. A orientação é acompanhar as atualizações meteorológicas e adotar medidas preventivas para proteger culturas mais sensíveis ao frio.