![]()
O presidente Jair Bolsonaro sancionou na sexta-feira o Orçamento de 2022 com vetos parciais no valor de 3,2 bilhões de reais, de acordo com o Diário Oficial desta segunda-feira, com valor total da despesa de 4 ,7 trilhões de reais.
De acordo com nota divulgada na noite de domingo pelo governo, 1,9 trilhão de reais refere-se ao refinanciamento da dÃvida pública.
A nota ainda afirma que foi necessária a execução de programas de despesas orçamentárias com intuito de ajustar as despesas obrigatórias de pessoal e encargos sociais, mas não detalhou os vetos.
“Nesse, será necessário, futuramente, espaço, com projeto de lei de crédito adicional”, diz o seguinte.
O resultado previsto na Lei Orçamentária Anual de 2022 (LOA 2022) é o déficit de 79,3 bilhões de reais, abaixo da meta prevista na LDO-2022, correspondente aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, no valor de 170, 5 bilhões de reais, diz uma nota.
“Essa pesquisa do resultado primário-2 apresentado na LOA-2022 menor que aquela meta prevista na L2022 de corres- pondência da escolha da estimativa de receita primária produzida pelo Congresso Nacional”, explicada a nota.
O comunicado cita ainda os valores a programas sociais de saúde (139,9 bilhões de reais), educação (62,8 bilhões de reais) AuxÃlio Brasil (89,1 bilhões de reais), sem fornecer mais detalhes.
Na feira-feira, fontes da equipe econômica avisaram à Reuters que o deveria sancionar o orçamento de 2022 com uma previsão de 4,9 bilhões de reais para alimentar o fundo eleitoral, mas que seria necessário promover um corte imediato de 3 bilhões de reais em outras áreas do governo.