O uso da energia solar é uma possibilidade de reduzir custos de produção também na área rural. A diretoria da Associação de Fruticultores e Hortigranjeiros de Cruzeiro do Oeste (Afruhco) decidiu instalar um sistema de energia solar fotovoltaica para abastecer as quatro câmaras frias. O investimento teve 100% dos recursos, R$ 393.288, subsidiados pelo Programa Coopera Paraná.
De acordo com Pedro Marangoni, presidente da associação, a instalação do sistema fotovoltaico vai diminuir significativamente os custos. “Este projeto do Governo do Estado vem ao encontro das necessidades das associações de pequenos agricultores, ajudando na sua manutençãoâ€, disse Marangoni. “A substituição da energia elétrica pela energia solar vai agregar valor na produção orgânica e ambiental, proporcionando maior visibilidade ao nosso produto.â€
Segundo ele, a diretoria trabalha para aumentar o número de associados e a área de plantio para atender a demanda por frutas. No futuro, também há planos de transformar a associação em cooperativa. A Afruhco é formada, em sua maioria, por agricultores familiares e já registrou produções de 800 toneladas de acerola, em 70 hectares.
Atualmente a área plantada diminuiu, assim como a produção, devido à reforma das lavouras. Os associados introduziram variedades mais adequadas para atender o mercado consumidor que busca frutos com maior teor de vitamina C. Após a colheita do fruto, a acerola é transportada no mesmo dia da propriedade rural para a sede da associação onde é armazenada nas câmaras frias.
Marangoni informou que a capacidade de armazenamento é de 100 toneladas. O sistema de energia fotovoltaica que está sendo instalado vai abastecer a sede e, principalmente as câmaras frias. As faturas de conta elétrica apontam que, em um ano, o custo variou de R$ 393,26 (em mês de entressafra) até R$ 29.446,43 (em mês de safra). O consumo anual chegou a 129.694 kWh, tendo uma média mensal de 10.808 kWh.
O projeto de instalação do sistema de energia fotovoltaica foi elaborado pelos servidores do IDR-Paraná e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.