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BBM é parceira da campanha Sou de Algodão, da Abrapa

Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM

Atualmente, as roupas que utilizam algodão na matéria-prima representam pouco mais da metade do vestuário dos brasileiros e, quando se fala em roupas femininas, o percentual fica abaixo disso. A campanha “Sou de Algodão”, lançada oficialmente na última edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), quer reverter este cenário. A meta da campanha é aumentar em 10% o uso da pluma nas roupas nacionais em um prazo de cinco anos.

A iniciativa da campanha é da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). “O movimento é resultado de uma longa pesquisa e, com essa pesquisa, a gente constatou que há uma redução no uso de algodão, principalmente quando falamos do segmento feminino. A Abrapa está se propondo a fazer algo inovador no mercado, que é incentivar o uso da fibra junto ao consumidor final”, explica a assessora da presidência da Abrapa, Silmara Ferraresi.

A campanha Sou de Algodão já conta com 30 marcas parceiras em ações conjuntas e divulgações e a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) está entre elas. O convênio foi firmado no mês de maio em uma reunião na sede administrativa da BBM no centro de São Paulo (SP). “A BBM tem uma junta de corretores que são fundamentais na cadeia do algodão e é importante que eles também participem e colaborem com a iniciativa”, enfatiza Ferraresi.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores e exportadores mundiais de algodão, ao lado de países como China, Índia e Paquistão, além de ser o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, com certificação, segundo levantamento da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

O SINAP da BBM registra diariamente os negócios realizados por Corretoras e fornece informações estatísticas importantes sobre a comercialização, além da divulgação do índice diário de preço de algodão BBM, que é consolidado a partir de informações recebidas dos operadores da Bolsa sobre negócios realizados no mercado interno brasileiro.

Confira o vídeo da campanha clicando aqui

 

SINAP – Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma

 O SINAP da BBM registra diariamente os negócios realizados por Corretoras de Algodão e fornece informações estatísticas importantes sobre a comercialização, além da divulgação do índice diário de preço de algodão BBM, que é consolidado a partir de informações recebidas dos operadores da Bolsa sobre negócios realizados no mercado interno brasileiro, tendo como base aritmética, preços referentes ao algodão tipo 41-4, posto São Paulo (SP). Os dados são consolidados nos negócios realizados por produtores rurais, cooperativas, indústrias e comerciantes.

Acompanhe o índice com os números de hoje clicando aqui

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METODOLOGIA DE PREÇOS DO ALGODÃO – BBM/SINAP

PRODUTO:Algodão em pluma tipo 41, folha 4 – cor estritamente abaixo da média (strict low middling) – (antigo tipo 6, fibra 30/32 mm, sem característica).
UNIDADE DE MEDIDA:Libra-peso de pluma (0,453597 kg) divulgados em real por libra-peso.
ENTREGA:Preço do produto posto-indústria na mesorregião da cidade de São Paulo.
REGIÃO DE REFERÊNCIA:Negócios feitos nas principais regiões produtoras e consumidoras de algodão do Brasil.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO:A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.
BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:Média aritmética das informações coletadas.
PERIODICIDADE:Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.
HISTÓRICO:Desde janeiro de 2010.
ORIGEM DA INFORMAÇÃO:Corretoras de Mercadorias associadas a Bolsa Brasileira de Mercadorias através de pesquisas diárias de preços
(confira aqui os nomes das Corretoras).
IMPORTANTE:Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Metodologia cotações

COTAÇÕES AGRÍCOLAS BBM

METODOLOGIA DE PREÇOS AGRÍCOLAS DA BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS

REGIÃO DE REFERÊNCIA:

Negócios realizados nas principais regiões produtoras e consumidoras dos produtos no Brasil.

TRATAMENTO ESTATÍSTICO:

A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.

BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:

Média aritmética das informações coletadas.

PERIODICIDADE

Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.

HISTÓRICO:

Desde junho de 2018.

ORIGEM DA INFORMAÇÃO:

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

IMPORTANTE::

Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

Lista dos participantes no fornecimento das cotações de preços agrícolas pela BBM

  •  Algotextil Consultores Associados Ltda
  •  Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA
  •  Cereais Pampeiro Ltda
  •  Cerrado Corretora de Merc. & Futuros Ltda
  •  Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – Cocapec
  •  Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – Coocafé
  •  Correpar Corretora de Merc. S/S Ltda
  •  Corretora Nacional de Mercadorias
  •  Costa Lima Corretora de Commodities Agrícolas Ltda
  •  Cottonbras Representação S.S. Ltda
  •  Cottonbrasil Corretores Associados Ltda.
  •  Depaula Corretora Ltda
  •  Expoente Correto. Merc. Imp. Export. Com. Represent. Ltda.
  •  Fibra Comercial e Corretora de Merc. Ltda
  •  Globo Corretora de Merc. Ltda
  •  Granos Comércio e Representações Ltda.
  •  Henrique Fracalanza
  •  Horus Algodão Consult. e Corretagens Ltda
  •  Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE
  •  JC Agronegócios EIRELI
  •  Laferlins Ltda.
  •  Lefevre Corretora de Mercadorias Ltda
  •  Mafer Agronegócios Ltda
  •  Mercado – Mercantil Corretora de Merc. Ltda
  •  Metasul Corretora Ltda
  •  Orbi Corretora de Mercadorias Ltda.
  •  Pluma Empreendimento e Participações S/S LTDA
  •  Renato – Agronegócio e Licitações Ltda
  •  Renda Corretora de Agroneg. e Transp.s Ltda
  •  Risoy Corretora de Merc.
  •  Robert Daniel Corretora
  •  Rocha Corretora de Merc. Ltda
  •  Rural Assessoria e Commodities Agricolas Ltda
  •  Sandias Corretora de Commodities Ltda
  •  Santiago & Oliveira Com. e Ind. Ltda
  •  Santiago Cotton Ltda
  •  Souza Lima Corretora de Mercadorias Ltda
  •  T.T. Menka Corretora de Mercadorias S/C Ltda.
  •  Translabhoro Serviços Agrícolas Ltda
  •  Vitória Intermediação de Negócios Ltda