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Para CNA, futuro do agro depende de um sistema de transporte moderno, eficiente e integrado

O presidente da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA e vice-presidente da Confederação, Mário Borba, afirmou que o “futuro da agropecuária brasileira depende de um sistema de transporte moderno, eficiente e integrado”.

Borba participou da abertura do seminário “Desafios do transporte ferroviário e competitividade do setor produtivo” realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Promovido pela CNA em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e outras entidades, o evento e recebeu autoridades, representantes de entidades do setor, presidentes de federações de agricultura e pecuária estaduais e especialistas em transporte ferroviário.

Borba, que representou no evento o presidente da CNA, João Martins, ressaltou que a produção agropecuária brasileira cresce em quantidade, sustentabilidade e tecnologia, mas enfrenta “um problema sério que é a logística”.

A nossa malha é insuficiente e mal distribuída. Faltam conexões com as novas áreas agrícolas. Sem transporte eficiente, perdemos força. Sem planejamento, perdemos tempo. Sem integração, perdemos mercado”, destacou.

Para o vice-presidente da CNA, é necessário expandir a malha ferroviária, garantir o acesso do campo ao serviço e, acima de tudo, dar voz aos usuários, aos donos da carga.

“Eles precisam participar do planejamento, da regulação e da fiscalização das concessões ferroviárias porque somos nós, os donos das cargas, que sentimos no dia a dia os impactos de tanta falta de tecnologia”.

Para Mário Borba, o seminário é importante para discutir caminhos e soluções para esses gargalos. “Vamos mostrar que o Brasil tem condições de crescer com mais competitividade e gerar mais oportunidades para setor.”

Abertura – Tiago Barros, representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), agradeceu a participação no evento e parabenizou as instituições por promoverem um debate “tão importante” para o setor produtivo, em especial, para as cooperativas que são diretamente interessadas na pauta.  

O presidente do Conselho da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Flávio Andreo, afirmou que o agronegócio é o “motor da economia do Brasil” e a logística é hoje um dos fatores que mais limita e tira a capacidade competitiva do setor. Segundo ele, o debate trará maior segurança jurídica ao agro e permitirá novos investimentos, além de destravar a pauta do setor.

Na avaliação do presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Júlio César Ribeiro, apesar de ter evoluído ao longo dos anos, ainda existem muitos desafios que precisam ser vencidos na logística ferroviária.

André Nassar, presidente executivo da Abiove, agradeceu a receptividade da CNA, que é a “casa do produtor rural”, as demais instituições presentes e os parlamentares que participaram do evento. Nassar destacou que o seminário é um evento de embarcadores e que reunir as Confederações tem uma relevância enorme pela importância das questões logísticas e ferroviárias do país.

O diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Muniz, afirmou que para o Brasil ser um país do futuro e ter um crescimento sustentável, é necessário investir em ferrovias. Ele lembrou que um terço das ferrovias no país estão inativas e que isso tem impedido que a produção chegue aos portos e aeroportos.

Guilherme Sampaio, diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), falou sobre o trabalho do órgão na integração dos modos de transporte e da escuta ativa sobre as demandas do setor, principalmente dos usuários. Sampaio afirmou ainda que a ANTT está fazendo uma reforma regulatória no transporte ferroviário, além de retomar diversas obras, como a ferrovia Transnordestina, Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e a Ferrogrão.

Projetos de lei – Ainda na abertura, o senador Weverton Rocha (PDT/MA), falou sobre o projeto de lei de sua autoria (PL 4158/2024) que altera a lei 10.233/01 para mudar algumas atribuições da ANTT sobre transporte ferroviário.

De acordo com o senador, sua proposta pretende abrir o debate para aperfeiçoar a política logística no país. Para o parlamentar, o Brasil tem tudo para ser um celeiro de oportunidades, mas é necessário ter vontade política para que “esse passo importante” seja dado.

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB/TO), autor do PL 3345/2025 que também pede alteração na lei 10.233, reforçou a importância do debate legislativo para que possam evoluir nas propostas.

Segundo o deputado, a discussão, seja no Congresso ou em eventos como o promovido pela CNA e pela Abiove, contribui para assegurar a oferta mínima da capacidade do transporte ferroviário, melhorar a malha viária e proporcionar igualdade para os usuários desse meio de transporte.

Programação – Após a abertura, o seminário contou ainda com a palestra magna “Ferrovias no Brasil: muita carga, pouco trilho” e com dois painéis, um sobre a “Situação do transporte no Brasil, competição com outros modos de transporte e evolução no escoamento da produção” e outro sobre os “Desafios legais e regulatórios das concessões de ferrovias e competitividade do setor produtivo”.

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METODOLOGIA DE PREÇOS DO ALGODÃO – BBM/SINAP

PRODUTO:Algodão em pluma tipo 41, folha 4 – cor estritamente abaixo da média (strict low middling) – (antigo tipo 6, fibra 30/32 mm, sem característica).
UNIDADE DE MEDIDA:Libra-peso de pluma (0,453597 kg) divulgados em real por libra-peso.
ENTREGA:Preço do produto posto-indústria na mesorregião da cidade de São Paulo.
REGIÃO DE REFERÊNCIA:Negócios feitos nas principais regiões produtoras e consumidoras de algodão do Brasil.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO:A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.
BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:Média aritmética das informações coletadas.
PERIODICIDADE:Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.
HISTÓRICO:Desde janeiro de 2010.
ORIGEM DA INFORMAÇÃO:Corretoras de Mercadorias associadas a Bolsa Brasileira de Mercadorias através de pesquisas diárias de preços
(confira aqui os nomes das Corretoras).
IMPORTANTE:Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Metodologia cotações

COTAÇÕES AGRÍCOLAS BBM

METODOLOGIA DE PREÇOS AGRÍCOLAS DA BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS

REGIÃO DE REFERÊNCIA:

Negócios realizados nas principais regiões produtoras e consumidoras dos produtos no Brasil.

TRATAMENTO ESTATÍSTICO:

A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.

BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:

Média aritmética das informações coletadas.

PERIODICIDADE

Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.

HISTÓRICO:

Desde junho de 2018.

ORIGEM DA INFORMAÇÃO:

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

IMPORTANTE::

Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

Lista dos participantes no fornecimento das cotações de preços agrícolas pela BBM

  •  Algotextil Consultores Associados Ltda
  •  Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA
  •  Cereais Pampeiro Ltda
  •  Cerrado Corretora de Merc. & Futuros Ltda
  •  Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – Cocapec
  •  Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – Coocafé
  •  Correpar Corretora de Merc. S/S Ltda
  •  Corretora Nacional de Mercadorias
  •  Costa Lima Corretora de Commodities Agrícolas Ltda
  •  Cottonbras Representação S.S. Ltda
  •  Cottonbrasil Corretores Associados Ltda.
  •  Depaula Corretora Ltda
  •  Expoente Correto. Merc. Imp. Export. Com. Represent. Ltda.
  •  Fibra Comercial e Corretora de Merc. Ltda
  •  Globo Corretora de Merc. Ltda
  •  Granos Comércio e Representações Ltda.
  •  Henrique Fracalanza
  •  Horus Algodão Consult. e Corretagens Ltda
  •  Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE
  •  JC Agronegócios EIRELI
  •  Laferlins Ltda.
  •  Lefevre Corretora de Mercadorias Ltda
  •  Mafer Agronegócios Ltda
  •  Mercado – Mercantil Corretora de Merc. Ltda
  •  Metasul Corretora Ltda
  •  Orbi Corretora de Mercadorias Ltda.
  •  Pluma Empreendimento e Participações S/S LTDA
  •  Renato – Agronegócio e Licitações Ltda
  •  Renda Corretora de Agroneg. e Transp.s Ltda
  •  Risoy Corretora de Merc.
  •  Robert Daniel Corretora
  •  Rocha Corretora de Merc. Ltda
  •  Rural Assessoria e Commodities Agricolas Ltda
  •  Sandias Corretora de Commodities Ltda
  •  Santiago & Oliveira Com. e Ind. Ltda
  •  Santiago Cotton Ltda
  •  Souza Lima Corretora de Mercadorias Ltda
  •  T.T. Menka Corretora de Mercadorias S/C Ltda.
  •  Translabhoro Serviços Agrícolas Ltda
  •  Vitória Intermediação de Negócios Ltda