A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, alcançou em agosto um marco relevante ao registrar o maior embarque de cargas da história do Terminal Integrador Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. Após a ampliação do calado do terminal, que capacitou o ativo a receber embarcações de portes mais elevados, o MV SASEBO GLORY – maior navio a atracar no Tiplam – foi carregado com 83 mil toneladas de açúcar VHP pertencentes à bp bioenergy, uma das líderes brasileiras em bioenergia, com destino ao Oriente Médio.
As obras para a dragagem no Tiplam, concluídas no final do primeiro semestre de 2025, elevaram seu calado máximo – distância entre a linha de flutuação e o fundo da embarcação – de 13,35m para 14,10m. Com isso, foi possível o aumento de cerca de 10% na capacidade de cargas dos navios que operam no local. Consequentemente, a empresa vem registrando recordes operacionais expressivos desde então. Além do carregamento do MV SASEBO GLORY em agosto, a companhia também atingiu recorde de recebimento e descarga de fertilizantes em um único navio, em julho, com 72,6 mil toneladas.
“Temos como foco a excelência operacional, com o objetivo de somar valor ao negócio dos nossos clientes. Procuramos maximizar a utilização de nossos ativos com o objetivo de gerar incrementos de produtividade a toda cadeia logística. Os recordes que estamos obtendo desde o aumento do calado do Tiplam são uma consequência dessa estratégia”, afirma Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI.
“A ampliação da infraestrutura do Tiplam representa um ganho importante para a operação da bp bioenergy. A possibilidade de embarcar volumes maiores amplia nossa escala de exportação, contribui para a redução de custos logísticos e abre novas oportunidades de crescimento no mercado internacional”, comenta Ricardo Carvalho, diretor comercial da bp bioenergy.
O Tiplam tem importância estratégica no mercado de açúcar, sendo responsável por 25% do volume da commodity exportada em Santos.
O Corredor Sudeste da FCA
O Tiplam é a ponta de fluxos de importação e exportação do Corredor Sudeste da VLI. Sua área de cobertura abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes – majoritariamente. A estrutura do corredor, que utiliza a Ferrovia Centro-Atlântica, inclui dois terminais integradores, em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário.
Além da alta eficiência ofertada aos clientes, o Tiplam também gera impactos positivos na região da Baixada Santista, uma vez que todos os seus fluxos de exportação são feitos por ferrovia, contribuindo para o trânsito e o ambiente da região, uma vez que as emissões de gases do efeito estufa por tonelada movimentada no modal ferroviário são 1/6 das transportadas pelo rodoviário.