A illycaffè comemora o 10º aniversário do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, criado em memória de Ernesto Illy, filho do fundador da empresa, que homenageia mais de três décadas de colaboração virtuosa com produtores de café em todo o mundo.
Vinte e sete finalistas chegaram à fase final da décima edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. No dia 6 de novembro, eles estarão reunidos em Roma para descobrir quem será nomeado o Best of the Best e o Coffee Lovers’ Choice.
Os finalistas desta edição são provenientes do Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Eles foram selecionados ao longo do ano pelos laboratórios de qualidade da illycaffè, que analisaram amostras da safra 2024/2025 e identificaram os melhores lotes e produtores, com base em parâmetros de qualidade e nas práticas de sustentabilidade da empresa.
“O Prêmio EIICA, dedicado ao meu pai, completa dez anos. Desde o seu lançamento, no mesmo ano da Expo Milão, o mundo do café mudou profundamente. O conhecimento e a cultura do café cresceram, e a agricultura regenerativa tornou-se cada vez mais difundida. Ao mesmo tempo, porém, a crise climática afetou negativamente tanto as colheitas quanto os mercados. Acreditamos firmemente que a busca pela qualidade deve andar de mãos dadas com a busca pela sustentabilidade, criando o que chamamos de qualidade sustentável, com um sistema de produção capaz de se adaptar às mudanças climáticas. As práticas regenerativas são um exemplo: elas melhoram as colheitas, aumentam a resiliência das culturas a eventos adversos e mitigam o impacto ambiental. Com este prêmio, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que, temporada após temporada, produzem e fornecem à illy o melhor café do mundo”, disse Andrea Illy, presidente da illycaffè.
Os 27 finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, listados em ordem alfabética, são:
Brasil:
Fazenda Nova Esperança – Leda Terezinha Castellani Pereira Lima
Fazenda Sequoia – Fazenda Sequoia Minas
Fazenda Serra de São Bento – Dimas Mendes Bastos
Costa Rica
Coopelibertad R.L.
CoopeSabalito R.L.
Coope Tarrazú R.L.
El Salvador
Finca Agua Caliente – J.J. Borja Nathan S.A.
Finca Bolívar – Matorral de S.A. de C.V.
Finca Villa Mercedes – Agroindustrial Yaya SA de C.V.
Etiópia
Gerema Adere Washing Station Plc – Legesse Sherefa P.L.C.
Guji Uraga Tracon Washing Station – Tracon Trading P.L.C.
Legudi Trading P.L.C.
Guatemala
Finca Buena Vista – Plantaciones San Pablo
Finca Hojarales – Empresa Agricola Industrial Hojarales S.A.
Small Producers – Santa Cruz Naranjo
Honduras
Finca Loma Linda – Humberto Pinto
Finca Rancho Escondido – Elvin Suazo
Finca Rio Frio – Jose Dario Enamorado Vallecillo
Índia
Igoor Estate – Chennamallikarjun I. D.
Margolly Estate – Tata Consumer Products Ltd.
Nullore Estate – Tata Consumer Products Ltd.
Nicarágua
Finca D’Andrea – Juan Carlos Belli
Finca Los Arroyos – Yeca S.A.
Finca Santa Matilde – Cafetales Santa Matilde S.A.
Ruanda
Muhura Coffee Washing Station – Sucafina S.A.
Mush Onyi Coffee Washing Station – Sucafina S.A.
Ngamba Coffee Washing Station – Sucafina S.A.
A classificação de cada um dos nove países finalistas será revelada no dia 6 de novembro, na sede da FAO, em Roma, durante um evento especial em que os produtores de café saberão quem avançou para a fase final do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025.
As nove amostras de café finalistas serão então avaliadas por um júri multidisciplinar independente composto por especialistas internacionais (incluindo chefs, jornalistas, provadores e profissionais), que as analisarão e atribuirão o título de Best of the Best.
Os consumidores também terão a oportunidade de provar os nove cafés finalistas e votar no seu favorito por meio de uma série de degustações às cegas organizadas nas semanas que antecedem a cerimônia de premiação. O café mais votado receberá o prêmio Coffee Lovers’ Choice.