SÃO PAULO (Reuters) – A safra de trigo do Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal no Brasil, continua com bom desenvolvimento em 2025, afirmou a Emater nesta quinta-feira, apontando que “as lavouras apresentam elevado potencial produtivo”.
Segundo boletim semanal da empresa de assistência técnica vinculada ao governo gaúcho, 10% das áreas estão em maturação, o último estágio antes da colheita.
Mas grande parte da safra se encontra nas fases de floração (37%) e de enchimento de grãos (40%), importantes para a definição da produtividade.
“Esse avanço para a fase de maturação demonstra o elevado potencial produtivo nesta safra, mas as lavouras ainda dependem de condições climáticas favoráveis até o final do ciclo para confirmação”, disse a Emater.
O tempo seco e a luminosidade beneficiaram o desenvolvimento das lavouras, disse a empresa.
A área cultivada no Estado está projetada em 1,2 milhão de hectares, queda de 10% na comparação com 2024, segundo a Emater, que estima a produtividade em 2.997 kg/ha.
Essa projeção indica produção de 3,59 milhões de toneladas em 2025, ante 3,7 milhões em 2024, segundo os dados.
O clima também tem favorecido o avanço na semeadura de milho em todas as regiões do Estado, alcançando 72% do previsto, acrescentou a Emater.
(Por Roberto Samora)