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Retail media: um novo e promissor caminho para marcas no agronegócio

Enquanto redes sociais levaram 11 anos e buscadores 14 para atingir US$ 30 bilhões em investimentos publicitários, o retailmedia chegou lá em apenas cinco anos, segundo levantamento do eMarketer, da Insider Intelligence, uma das principais fontes globais de dados, análises e projeções sobre marketing digital, mídia, tecnologia e comportamento do consumidor. O dado mostra o ritmo acelerado com que esse modelo vem conquistando anunciantes e transformando estratégias de mídia em todo o mundo.
 
No agronegócio, esse movimento ganha força à medida que o produtor rural se torna cada vez mais digital e passa a buscar, no ambiente online, informações, produtos, crédito e capacitação. Se antes a decisão de compra nascia no balcão ou na conversa com o consultor técnico, hoje ela começa no digital. Isso muda o jogo da comunicação e apresenta um terreno novo e fértil às marcas que querem impactar o campo com eficiência e relevância.
 
Retail media nada mais é do que a ativação de publicidade em ambientes digitais de compra, como marketplaces, aplicativos ou portais de varejo. O diferencial está na capacidade de impactar o consumidor exatamente onde ele está decidindo o que vai adquirir, e não apenas navegando por conteúdo genérico. Trata-se de mídia de performance com foco em conversão e, ao mesmo tempo, com potencial para construção de marca, especialmente quando combinada com conteúdo educativo e contextualizado.
 
Entre os formatos mais explorados nesse modelo estão os banners exibidos em seções estratégicas do marketplace, como as voltadas a insumos agrícolas, energia solar ou máquinas; os publieditoriais em portais de conteúdo integrados à plataforma, que reforçam atributos de marca e ajudam a educar o produtor; e as ações promocionais inseridas na própria jornada de navegação, estimulando a conversão de forma orgânica, sem desviar o usuário de seu trajeto de compra.
 
Esse tipo de mídia permite maior controle sobre a audiência, mensuração precisa e uso de dados comportamentais para ajustar campanhas em tempo real. Além disso, conecta marcas diretamente a públicos altamente qualificados, com intenção de compra e familiaridade com o ambiente em que estão sendo impactados.
 
Segundo o estudo Latin America Retail Media Trends 2024, os investimentos em retail media no Brasil estavam projetados para crescer 42,3% em relação a 2023, totalizando cerca de R$ 3,9 bilhões. O ritmo observado nos últimos anos indica que essa curva de crescimento segue em ascensão, consolidando o país como o maior mercado de retail media da América Latina.
 
Para as marcas, do agro ou não, é uma oportunidade concreta de falar com o produtor no momento certo, com a mensagem certa, no canal certo. Uma mídia de contexto, que converge dados, conteúdo e conversão. E que deve ganhar ainda mais espaço nas estratégias digitais de quem busca crescer junto com a nova realidade do campo conectado.

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METODOLOGIA DE PREÇOS DO ALGODÃO – BBM/SINAP

PRODUTO:Algodão em pluma tipo 41, folha 4 – cor estritamente abaixo da média (strict low middling) – (antigo tipo 6, fibra 30/32 mm, sem característica).
UNIDADE DE MEDIDA:Libra-peso de pluma (0,453597 kg) divulgados em real por libra-peso.
ENTREGA:Preço do produto posto-indústria na mesorregião da cidade de São Paulo.
REGIÃO DE REFERÊNCIA:Negócios feitos nas principais regiões produtoras e consumidoras de algodão do Brasil.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO:A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.
BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:Média aritmética das informações coletadas.
PERIODICIDADE:Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.
HISTÓRICO:Desde janeiro de 2010.
ORIGEM DA INFORMAÇÃO:Corretoras de Mercadorias associadas a Bolsa Brasileira de Mercadorias através de pesquisas diárias de preços
(confira aqui os nomes das Corretoras).
IMPORTANTE:Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Metodologia cotações

COTAÇÕES AGRÍCOLAS BBM

METODOLOGIA DE PREÇOS AGRÍCOLAS DA BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS

REGIÃO DE REFERÊNCIA:

Negócios realizados nas principais regiões produtoras e consumidoras dos produtos no Brasil.

TRATAMENTO ESTATÍSTICO:

A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.

BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:

Média aritmética das informações coletadas.

PERIODICIDADE

Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.

HISTÓRICO:

Desde junho de 2018.

ORIGEM DA INFORMAÇÃO:

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

IMPORTANTE::

Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

Lista dos participantes no fornecimento das cotações de preços agrícolas pela BBM

  •  Algotextil Consultores Associados Ltda
  •  Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA
  •  Cereais Pampeiro Ltda
  •  Cerrado Corretora de Merc. & Futuros Ltda
  •  Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – Cocapec
  •  Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – Coocafé
  •  Correpar Corretora de Merc. S/S Ltda
  •  Corretora Nacional de Mercadorias
  •  Costa Lima Corretora de Commodities Agrícolas Ltda
  •  Cottonbras Representação S.S. Ltda
  •  Cottonbrasil Corretores Associados Ltda.
  •  Depaula Corretora Ltda
  •  Expoente Correto. Merc. Imp. Export. Com. Represent. Ltda.
  •  Fibra Comercial e Corretora de Merc. Ltda
  •  Globo Corretora de Merc. Ltda
  •  Granos Comércio e Representações Ltda.
  •  Henrique Fracalanza
  •  Horus Algodão Consult. e Corretagens Ltda
  •  Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE
  •  JC Agronegócios EIRELI
  •  Laferlins Ltda.
  •  Lefevre Corretora de Mercadorias Ltda
  •  Mafer Agronegócios Ltda
  •  Mercado – Mercantil Corretora de Merc. Ltda
  •  Metasul Corretora Ltda
  •  Orbi Corretora de Mercadorias Ltda.
  •  Pluma Empreendimento e Participações S/S LTDA
  •  Renato – Agronegócio e Licitações Ltda
  •  Renda Corretora de Agroneg. e Transp.s Ltda
  •  Risoy Corretora de Merc.
  •  Robert Daniel Corretora
  •  Rocha Corretora de Merc. Ltda
  •  Rural Assessoria e Commodities Agricolas Ltda
  •  Sandias Corretora de Commodities Ltda
  •  Santiago & Oliveira Com. e Ind. Ltda
  •  Santiago Cotton Ltda
  •  Souza Lima Corretora de Mercadorias Ltda
  •  T.T. Menka Corretora de Mercadorias S/C Ltda.
  •  Translabhoro Serviços Agrícolas Ltda
  •  Vitória Intermediação de Negócios Ltda