BOGOTÁ (Reuters) – A produção de café na Colômbia, o maior fornecedor mundial de arábica lavado, aumentou 19% em relação ao ano anterior em agosto, para 1,24 milhão de sacas de 60 kg, informou a Federação Nacional dos Cafeicultores na quinta-feira.
A alta produção se deve ao atraso da colheita na Colômbia no primeiro semestre devido às chuvas persistentes, o que aumentou a oferta na segunda parte do ano, disse o gerente da federação, German Bahamon, no X.
A safra de agosto superou as 1,04 milhão de sacas do oitavo mês do ano passado, embora tenha sido menor que as 1,37 milhão de sacas de julho passado.
Enquanto isso, as exportações colombianas de café em agosto aumentaram 10%, para 1,12 milhão de sacas, ante 1,03 milhão de sacas no mesmo mês do ano anterior.
Entre janeiro e agosto, a safra de café do país acumulou um aumento de 10%, para 8,82 milhões de sacas, enquanto as exportações avançaram 12%, para 8,69 milhões de sacas.
A safra de café da Colômbia, conhecida por seus cafés suaves e de alta qualidade, aumentou 23% em 2024, para 13,9 milhões de sacas.
O país sul-americano tem capacidade para produzir cerca de 14 milhões de sacas por ano.
A Colômbia, o terceiro maior produtor de café do mundo, depois do Brasil e do Vietnã, tem 840.000 hectares de plantações de café e cerca de 540.000 famílias dependem da atividade.
(Por Luis Jaime Acosta)