RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou a realização de uma greve nacional, por tempo indeterminado, caso o governo apresente ao Congresso um projeto de lei para a privatização da Petrobras, afirmou a entidade em nota nesta terça-feira.
A aprovação pela federação foi feita em reunião com seus sindicatos em conselho deliberativo. A FUP tem 12 sindicatos de petroleiros associados.
Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a privatização havia entrado “no radar” do governo e, mais tarde, notÃcias apontaram que o Executivo estudava enviar um projeto de lei com esse fim ao Congresso Nacional, o que fez disparar as ações da estatal em 7%.
“A FUP e sindicatos decidiram iniciar um novo processo de mobilização da categoria petroleira… Caso tente privatizar a Petrobras, o governo federal enfrentará a greve mais forte da história da categoria em defesa do patrimônio público nacional”, disse na nota o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.
“Não vamos aceitar de forma alguma calados esse projeto de privatização… A categoria petroleira vai responder à altura e a luta vai ser grande.”
Nessa terça-feira, o BTG Pactual afirmou em nota a clientes que qualquer aposta na privatização da petroleira nos próximos 12 meses deve ser vista com ceticismo, apontando não ser esperado que os polÃticos arrisquem sua popularidade à s vésperas das eleições de 2022 em um tópico considerado controverso.
(Por Marta Nogueira)
Fonte:
Reuters
RECEBA NOSSAS NOTÃCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL
CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a PolÃtica de Privacidade.