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Lucro líquido do CTC cresce 15,3%, alcançando R$ 49,2 milhões no 1T26

 O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), listado no segmento BOVESPA MAIS (CTCA3), apresentou resultados financeiros e operacionais robustos no primeiro trimestre da safra 25/26 (1T26), reforçando sua posição de liderança na transformação tecnológica da cadeia da cana-de-açúcarpor meio de soluções de biotecnologia e genética.

O lucro líquido no 1T26 foi de R$ 49,2 milhões, 15,3% superior ao de igual período da safra passada, com margem líquida consistente de 44,5%. A receita líquida alcançou R$ 110,6 milhões, representando um crescimento de 16,3% em relação a de 1T25. O EBITDA somou R$ 54,4 milhões, alta de 8,8% frente a igual período da temporada passada.

Para César Barros, CEO do CTC, o crescimento da receita reflete a eficácia da estratégia de inovação e o fortalecimento do portfólio, que inclui 81% de área plantada com variedades lançadas recentemente. “Isso demonstra a adoção crescente de materiais mais produtivos e tecnologicamente avançados, indicativo da efetividade das soluções entregues”, diz Barros.

Apesar da retração da cana-de-açúcar no 1T26, o CTC ampliou o “share” de plantio em 3 pontos percentuais, avançando de 25% para 28%.

Líder da ciência da cana-de-açúcar, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento da companhia também aceleraram, totalizando R$ 58,3 milhões no trimestre,52,7% da receita líquida e 25% superior ao valor de 1T25,alicerçados em três frentes estratégicas: 1- O programa de melhoramento genético; 2- O portfólio biotecnológico, com destaque para a plataforma VerdPRO2 e 3- O projeto de sementes sintéticas.

Na área de melhoramento genético, foram realizados mais de 1.700 cruzamentos na campanha de 2025, com uso de dados genômicos. Na biotecnologia, dois projetos avançaram para a fase de seleção em campo, e os experimentos de sementes sintéticas foram iniciados em 11 localidades.

Em biotecnologia, o CTC seguiu avançando com os 12 projetos de VerdPRO2, com a tecnologia combinando a resistência a praga e tolerância a herbicida avançando para fase de seleção em campo em duas variedades.

“O investimento em capital (Capex) atingiu R$ 22,1 milhões, um aumento de 306,5% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo início das obras da planta demonstrativa de sementes sintéticas, um marco para a industrialização dessa tecnologia inovadora”, diz Paulo Geraldo Polezi, diretor Financeiro e de Relações com os Investidores do CTC.

Apesar dos desafios macroeconômicos e climáticos, que impactam a moagem e a qualidade da matéria-prima, o CTC mantém foco na geração de valor sustentável. A companhia registrou caixa líquido de R$ 398,7 milhões, garantindo flexibilidade financeira para avançar em projetos estratégicos.

Além disso, foram aprovados dividendos de R$ 50,1 milhões e uma capitalização de R$ 250 milhões para fortalecer a estrutura de capital, preparando a empresa para o crescimento planejado nos próximos anos.

“O CTC reforça seu compromisso com clientes, colaboradores e acionistas na construção de um ciclo de crescimento pautado na tecnologia, sustentabilidade e geração de valor para todos os envolvidos”, diz Polezi.

O plano estratégico da companhia é dobrar a produtividade dos canaviais até 2040, com novas tecnologias para acelerar o desenvolvimento sustentável da cana-de-açúcar no Brasil.

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METODOLOGIA DE PREÇOS DO ALGODÃO – BBM/SINAP

PRODUTO:Algodão em pluma tipo 41, folha 4 – cor estritamente abaixo da média (strict low middling) – (antigo tipo 6, fibra 30/32 mm, sem característica).
UNIDADE DE MEDIDA:Libra-peso de pluma (0,453597 kg) divulgados em real por libra-peso.
ENTREGA:Preço do produto posto-indústria na mesorregião da cidade de São Paulo.
REGIÃO DE REFERÊNCIA:Negócios feitos nas principais regiões produtoras e consumidoras de algodão do Brasil.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO:A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.
BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:Média aritmética das informações coletadas.
PERIODICIDADE:Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.
HISTÓRICO:Desde janeiro de 2010.
ORIGEM DA INFORMAÇÃO:Corretoras de Mercadorias associadas a Bolsa Brasileira de Mercadorias através de pesquisas diárias de preços
(confira aqui os nomes das Corretoras).
IMPORTANTE:Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Metodologia cotações

COTAÇÕES AGRÍCOLAS BBM

METODOLOGIA DE PREÇOS AGRÍCOLAS DA BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS

REGIÃO DE REFERÊNCIA:

Negócios realizados nas principais regiões produtoras e consumidoras dos produtos no Brasil.

TRATAMENTO ESTATÍSTICO:

A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.

BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:

Média aritmética das informações coletadas.

PERIODICIDADE

Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.

HISTÓRICO:

Desde junho de 2018.

ORIGEM DA INFORMAÇÃO:

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

IMPORTANTE::

Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

Lista dos participantes no fornecimento das cotações de preços agrícolas pela BBM

  •  Algotextil Consultores Associados Ltda
  •  Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA
  •  Cereais Pampeiro Ltda
  •  Cerrado Corretora de Merc. & Futuros Ltda
  •  Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – Cocapec
  •  Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – Coocafé
  •  Correpar Corretora de Merc. S/S Ltda
  •  Corretora Nacional de Mercadorias
  •  Costa Lima Corretora de Commodities Agrícolas Ltda
  •  Cottonbras Representação S.S. Ltda
  •  Cottonbrasil Corretores Associados Ltda.
  •  Depaula Corretora Ltda
  •  Expoente Correto. Merc. Imp. Export. Com. Represent. Ltda.
  •  Fibra Comercial e Corretora de Merc. Ltda
  •  Globo Corretora de Merc. Ltda
  •  Granos Comércio e Representações Ltda.
  •  Henrique Fracalanza
  •  Horus Algodão Consult. e Corretagens Ltda
  •  Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE
  •  JC Agronegócios EIRELI
  •  Laferlins Ltda.
  •  Lefevre Corretora de Mercadorias Ltda
  •  Mafer Agronegócios Ltda
  •  Mercado – Mercantil Corretora de Merc. Ltda
  •  Metasul Corretora Ltda
  •  Orbi Corretora de Mercadorias Ltda.
  •  Pluma Empreendimento e Participações S/S LTDA
  •  Renato – Agronegócio e Licitações Ltda
  •  Renda Corretora de Agroneg. e Transp.s Ltda
  •  Risoy Corretora de Merc.
  •  Robert Daniel Corretora
  •  Rocha Corretora de Merc. Ltda
  •  Rural Assessoria e Commodities Agricolas Ltda
  •  Sandias Corretora de Commodities Ltda
  •  Santiago & Oliveira Com. e Ind. Ltda
  •  Santiago Cotton Ltda
  •  Souza Lima Corretora de Mercadorias Ltda
  •  T.T. Menka Corretora de Mercadorias S/C Ltda.
  •  Translabhoro Serviços Agrícolas Ltda
  •  Vitória Intermediação de Negócios Ltda