Notícias

Inovações em biotecnologia e soluções biológicas para performance de plantas são apresentadas pela Corteva Agriscience no X Congresso Brasileiro de Soja

A colheita da soja, na safra 2024/25, está praticamente encerrada no país, e com perspectiva promissora. De acordo com o último levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento, serão colhidas 169,6 milhões de toneladas, um acréscimo de 14,7% perante a temporada anterior. Em um momento em que os sojicultores planejam a próxima safra, Campinas (SP) sedia a décima edição do Congresso Brasileiro de Soja, de 21 a 24 de julho de 2025, no Centro de Exposições e Convenções Expo Dom Pedro. Com o tema “100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã”, o evento, promovido pela Embrapa Soja, é considerado o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul, e a Corteva Agriscience participa destacando os diferenciais do Sistema Enlist® e das soluções voltadas à performance de plantas, desenvolvidas pela Stoller, marca da Corteva Biologicals.

“A Corteva está ao lado do sojicultor, ajudando-o a obter produtividade e rentabilidade em sua lavoura. Neste momento de planejamento para a próxima safra, apresentamos no Congresso Brasileiro da Soja, um dos maiores fóruns de discussão sobre as tendências da principal cultura agrícola brasileira, nossas ferramentas que aliam flexibilidade, genética de última geração e alto rendimento no campo”, ressalta Christian Meyer Pflug, diretor Comercial de Licenciamento da Corteva Agriscience.

Sementes, Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade

O Sistema Enlist® entra em sua quinta safra no Brasil, consolidado junto aos produtores e traz inovação aliada à alta produtividade, oferecendo ao sojicultor mais segurança, flexibilidade e liberdade de escolha no controle de plantas daninhas. É formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado às Boas Práticas Agrícolas. Variedades de soja com a tecnologia Enlist E3® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as variedades Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, incorporam duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac), que auxiliam na proteção contra as principais lagartas na cultura, entre elas, a Lagarta-da-Soja (Anticarsia gemmatalis), Lagarta-Falsa-Medideira (Chrysodeixis includens), Lagarta-Elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta-das-Maçãs (Chloridea virescens) e Lagarta-helicoverpa (Helicoverpa armígera).

Já no pilar de herbicidas, o Enlist® Colex-D® traz inovação por ser um novo sal de 2,4-D e uma nova formulação com eficácia comprovada no controle de plantas daninhas, redução no potencial de deriva de até 90% – quando aplicado com ponta com indução de ar-, ultrabaixa volatilidade e redução de odor, característicos de formulações a base de 2,4-D sal amina. Além disso, o produto traz muita flexibilidade ao agricultor, que pode aplicar o herbicida desde a dessecação pré-plantio (plante-aplique/aplique-plante) até a pósemergência das variedades de soja Enlist®. Assim, proporciona um alto controle de plantas daninhas, reduzindo a mato-competição e maximizando o potencial produtivo da lavoura. No estande da Corteva, o produtor poderá entender como suas dores com as plantas daninhas, como a buva e o caruru, podem ficar no passado ao usar o Sistema Enlist®.

Em sementes, as biotecnologias Enlist E3® e Conkesta® E3 estão disponíveis ao sojicultor por meio dos obtentores parceiros, que oferecem variedades com alta performance produtiva.

Ferramentas em performance de plantas é destaque no evento

A Stoller, marca da Corteva Biologicals que desenvolve soluções em performance de plantas, apresenta no X Congresso Brasileiro de Soja ferramentas para ajudar o produtor a extrair o maior potencial produtivo da cultura, com destaque para a solução biológica Blue N e os produtos que compõem o conceito Soja Forte, programa fisiológico voltado a explorar os componentes de rendimento da oleaginosa.

“Mais de 50 fatores podem afetar a produtividade da cultura da soja, e muitas vezes, não temos o controle de muitos deles, como as altas temperaturas e o estresse hídrico. Por isso, conhecer no detalhe a planta, seus processos e trabalhar estratégias de manejo desde o início do ciclo da cultura é fundamental para mitigar os efeitos causados pelo ambiente e aumentar a performance das plantas em diversos aspectos, como maior sistema radicular, tendo uma raiz mais robusta e que explore melhor o ambiente de produção, uma boa arquitetura de parte aérea, em termos de sanidade e presença de luz, contribuindo em potencializar a fotossíntese, maior fixação de flores e vagens, visando trabalhar todos os componentes de produtividade da melhor forma possível. Para isso, a Stoller está sempre ao lado do produtor, com soluções que ajudam a driblar as adversidades, tratando cada planta como uma unidade produtiva e entregando resultado associado a rentabilidade, sendo essa a nossa missão.”, informa Fernanda Patrício Vieira, gerente de Marketing da Stoller para a Região Sul.

No evento, o sojicultor poderá conhecer os diferenciais de BlueN, que, de forma inovadora, promove a fixação de nitrogênio pela planta por meio das folhas, com uma bactéria capaz de capturar o nitrogênio da atmosfera e disponibilizá-lo para a planta, mesmo em condições nas quais a fixação tradicional do solo é limitada, trazendo disponibilidade do nutriente em todo o ciclo da cultura.

Outro destaque é o conceito Soja Forte, composto por três produtos (Stimulate, regulador de crescimento que traz uma combinação de hormônios promotores que asseguram o equilíbrio hormonal da planta, ativando inúmeros processos fisiológicos, como a fotossíntese; Hold, solução fisiológica que aumenta a produtividade das plantas através da redução de etileno e diminuição dos efeitos causados por estresses, e o Mover, complexo de micronutrientes que melhora a eficiência das plantas durante a granação, cooperando para maior peso e qualidade de grãos, aumentando a produtividade. Juntos, as soluções atuam em cada etapa do desenvolvimento da cultura, focado no rendimento e produtividade da lavoura. Por fim, a solução fisiológica para Tratamento de Sementes Industrial (TSI) Sign promove uma maior eficiência na formação de nódulos e fixação biológica de nitrogênio, favorecendo o desenvolvimento do sistema radicular e o melhor aproveitamento da água pela planta.

logo_sinap

METODOLOGIA DE PREÇOS DO ALGODÃO – BBM/SINAP

PRODUTO:Algodão em pluma tipo 41, folha 4 – cor estritamente abaixo da média (strict low middling) – (antigo tipo 6, fibra 30/32 mm, sem característica).
UNIDADE DE MEDIDA:Libra-peso de pluma (0,453597 kg) divulgados em real por libra-peso.
ENTREGA:Preço do produto posto-indústria na mesorregião da cidade de São Paulo.
REGIÃO DE REFERÊNCIA:Negócios feitos nas principais regiões produtoras e consumidoras de algodão do Brasil.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO:A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.
BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:Média aritmética das informações coletadas.
PERIODICIDADE:Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.
HISTÓRICO:Desde janeiro de 2010.
ORIGEM DA INFORMAÇÃO:Corretoras de Mercadorias associadas a Bolsa Brasileira de Mercadorias através de pesquisas diárias de preços
(confira aqui os nomes das Corretoras).
IMPORTANTE:Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Metodologia cotações

COTAÇÕES AGRÍCOLAS BBM

METODOLOGIA DE PREÇOS AGRÍCOLAS DA BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS

REGIÃO DE REFERÊNCIA:

Negócios realizados nas principais regiões produtoras e consumidoras dos produtos no Brasil.

TRATAMENTO ESTATÍSTICO:

A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.

BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:

Média aritmética das informações coletadas.

PERIODICIDADE

Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.

HISTÓRICO:

Desde junho de 2018.

ORIGEM DA INFORMAÇÃO:

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

IMPORTANTE::

Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

Lista dos participantes no fornecimento das cotações de preços agrícolas pela BBM

  •  Algotextil Consultores Associados Ltda
  •  Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA
  •  Cereais Pampeiro Ltda
  •  Cerrado Corretora de Merc. & Futuros Ltda
  •  Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – Cocapec
  •  Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – Coocafé
  •  Correpar Corretora de Merc. S/S Ltda
  •  Corretora Nacional de Mercadorias
  •  Costa Lima Corretora de Commodities Agrícolas Ltda
  •  Cottonbras Representação S.S. Ltda
  •  Cottonbrasil Corretores Associados Ltda.
  •  Depaula Corretora Ltda
  •  Expoente Correto. Merc. Imp. Export. Com. Represent. Ltda.
  •  Fibra Comercial e Corretora de Merc. Ltda
  •  Globo Corretora de Merc. Ltda
  •  Granos Comércio e Representações Ltda.
  •  Henrique Fracalanza
  •  Horus Algodão Consult. e Corretagens Ltda
  •  Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE
  •  JC Agronegócios EIRELI
  •  Laferlins Ltda.
  •  Lefevre Corretora de Mercadorias Ltda
  •  Mafer Agronegócios Ltda
  •  Mercado – Mercantil Corretora de Merc. Ltda
  •  Metasul Corretora Ltda
  •  Orbi Corretora de Mercadorias Ltda.
  •  Pluma Empreendimento e Participações S/S LTDA
  •  Renato – Agronegócio e Licitações Ltda
  •  Renda Corretora de Agroneg. e Transp.s Ltda
  •  Risoy Corretora de Merc.
  •  Robert Daniel Corretora
  •  Rocha Corretora de Merc. Ltda
  •  Rural Assessoria e Commodities Agricolas Ltda
  •  Sandias Corretora de Commodities Ltda
  •  Santiago & Oliveira Com. e Ind. Ltda
  •  Santiago Cotton Ltda
  •  Souza Lima Corretora de Mercadorias Ltda
  •  T.T. Menka Corretora de Mercadorias S/C Ltda.
  •  Translabhoro Serviços Agrícolas Ltda
  •  Vitória Intermediação de Negócios Ltda