Você sabia que o Instituto Agronômico (IAC) é o instituto de pesquisa agrícola mais antigo da América Latina? Nos dias 17 e 18 de outubro, das 9h às 17h, o IAC abre as portas de sua sede, em Campinas, para receber a sociedade. O evento é gratuito e não é necessária inscrição. Nesta 4ª edição do Apta Portas Abertas as sete unidades de pesquisa vinculadas à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) recebem a população. O objetivo é proporcionar oportunidades para o público conhecer de perto os trabalhos realizados pelos institutos e interagir com pesquisadores.
O IAC espera os visitantes com uma mostra de pesquisas desenvolvidas por suas 17 unidades de pesquisas. Também será possível apreciar a arquitetura dos prédios, o belo jardim e aproveitar as opções de food truck.
Os visitantes poderão conhecer a Biblioteca, que possui o maior acervo de títulos de agricultura da América Latina, o laboratório de análise de solo, a icônica casa de vegetação, o Prédio Franz Wilhelm Dafert – Pós-graduação IAC, o prédio D. Pedro II, além da recreação As Cores da Terra, em que as crianças usam tintas feitas com solos de diferentes cores.
O evento busca não só apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo IAC e o impacto dele na vida da população, mas também ser uma atividade para todas as faixas etárias e para os diversos tipos de interesse. No saguão da sede do IAC será realizada a exposição das atividades desenvolvidas pelas Divisões Avançadas de Café, Horticultura, Grãos e Fibras, Fitossanidade, Solos e Pesquisas de Fertilizantes, Recursos Genéticos Vegetais, Biossistemas Agrícolas e Pós-colheita, Engenharia e Automação, Frutas, Cana, Citricultura, Seringueira e Sistemas Agroflorestais.
Estarão expostas amostras de materiais pesquisados pelo IAC como citros, grãos, café, cana-de-açúcar, batata, abacaxi, uva, macadâmia e plantas aromáticas. O público poderá ver um mini tronco de seringueira em sangria, mudas desta árvore que produz o látex, além de vinhos produzidos com cultivares IAC. Os interessados poderão levar mudas e sementes de maracujá, além de materiais de divulgação.
Os visitantes poderão conhecer o uso de microscopia digital para análise de agregados do solo; o desenvolvimento de equipamento para colheita do sisal; a miniatura de Equipamento de Proteção (EPI) do projeto Quepia; o trabalho de adjuvantes com demonstração de efeito espalhante de defensivos; a demonstração com óculos digital sobre o sistema de avaliação da pulverização e o uso de drone para aplicação de defensivos.
Com longo histórico de pesquisas na área de climatologia e irrigação, será exposta a irrigação inteligentecomsensores que indicam a hora certa de molhar as culturas.
A saúde do soloe suabarreira invisível que impacta o desenvolvimento das culturas poderá ser vista no Laboratório Física do Solo, pela equipe da Pós-graduação IAC. Outro tema a ser exposto é a Importância da adubação para mudas nativas na Recuperação de Áreas Degradadas. No Anfiteatro “Otávio Tisselli Filho” haverá exibição de vídeos sobre os Centros de Cana, Café, Citricultura, Engenharia e Automação, Pós-graduação IAC e Biblioteca.
Visitas guiadas
Outro destaque na programação são as visitas guiadas com horários pré-definidos e anunciados no saguão. Durante essa atividade, são apresentados os prédios, as atividades desenvolvidas nesses locais, curiosidades e o jardim com espécies nativas e exóticas.
Apta Portas Abertas
Apta Portas Abertas é uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) que busca aproximar a população das instituições de pesquisas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As unidades participantes incluem o Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e a Apta Regional. Consulte a programação completa neste link.
Serviço:
Instituto Agronômico (IAC) – Apta Portas Abertas
Datas: 17 e 18 de outubro de 2025
Horário: 9h às 17h
Visitação gratuita e sem necessidade de agendamento.
Av. Barão de Itapura, 1.481, Campinas, SP.