O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas para declínio acentuado das temperaturas e uma nova onda de frio que avança sobre o Sul e parte do Centro-Oeste do Brasil a partir da noite desta quinta-feira (17). As temperaturas devem cair entre 3°C e 5°C em várias regiões, com alerta amarelo, de perigo potencial.
Os avisos se estendem até a noite de sexta-feira (18), com destaque para áreas de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Entre as regiões afetadas estão o Oeste Catarinense, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, diversas regiões do Paraná (como o Oeste, Noroeste e Centro-Sul), além de áreas dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O mapa de tendência de temperatura do ar do Inmet, baseado no modelo Cosmo, mostra o declínio entre os dias 16 e 18 de julho. As áreas em azul indicam queda acentuada de temperatura em 24 horas, com destaque para o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo e até áreas do Sul da Região Norte.
Em regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, os tons mais escuros indicam diminuições superiores a 6°C, reforçando os alertas de frio intenso emitidos pelo instituto. Essa massa de ar frio avança também sobre o Centro-Oeste e parte do Sudeste, o que justifica a abrangência dos avisos de declínio térmico.
Outro alerta do Inmet refere-se a uma onda de frio que já começou a atuar desde quarta-feira (17) e seguirá até o sábado (19), especialmente sobre o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. A previsão indica temperaturas até 5°C abaixo da média por um período de dois a três dias consecutivos. Esse tipo de situação costuma elevar o risco para populações mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua.
Apesar de menos duradouros, também foram emitidos avisos de chuvas intensas e tempestade, principalmente para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, válidos até a manhã de quinta-feira (17). A previsão aponta volumes entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h e eventual queda de granizo em regiões como o sudoeste e centro ocidental do Rio Grande do Sul. Nesses locais, há risco de danos à rede elétrica, alagamentos e estragos em plantações.
O Inmet recomenda que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e tome cuidados especiais com o frio, como reforço na hidratação, uso de agasalhos e atenção redobrada com pessoas mais sensíveis às mudanças de temperatura. Em caso de tempestades, é importante evitar áreas alagadas, ficar longe de janelas e não se abrigar sob árvores.