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Falta de acordo comercial com o Mercosul tirou o suco de laranja brasileiro das prateleiras sul-coreanas

As vendas de suco de laranja brasileiro (FCOJ) para a Coreia do Sul, que na safra 2002/03 chegaram a 33.900 toneladas, com receitas de US$ 28 milhões, na safra 2019/20 foram de apenas 46 toneladas de FCOJ, com uma receita de US$ 92 mil. Uma queda de 99,8% em volume e 99,6% em receita, respectivamente. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério da Economia e fazem parte de um estudo produzido pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, CitrusBR, que mostra que a perda daquele mercado se dá por conta de uma série de acordos bilaterais firmados entre Coreia do Sul e outros países como Estados Unidos e Europa. A Coreia estabeleceu na Organização Mundial do Comércio (OMC) uma tarifa de 54% ad valorem cobrada de todos os países do mundo. Essa taxa, porém, pode ser diferente caso as negociações entre Mercosul e Coreia do Sul culminem em acordo bilateral. Isso ajudaria o Brasil a brigar por mais espaço naquele mercado. “A Coreia do Sul possui 15 acordos comerciais em vigor. Dois deles foram celebrados com Estados Unidos e União Europeia, o que trouxe grande impacto para o FCOJ brasileiro naquele País”, explica o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

Com quase 52 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 1,6 trilhão em 2019, a Coreia do Sul é um mercado valioso e o peso da tarifa para acessar esse mercado pode ser observado pelo histórico das importações daquele país. Em 2013, ano seguinte à entrada em vigor do acordo entre Coreia do Sul e Estados Unidos, os americanos tomaram a liderança como principais fornecedores de FCOJ, gozando da isenção total de tarifa de importação. Em 2015 entrou em vigor o acordo entre União Europeia e Coreia do Sul. Entre os anos de 2017 e 2019, o Velho Continente aumentou a sua participação em relação aos Estados Unidos à medida que o Brasil praticamente foi excluído daquele mercado.

Outro reflexo do modelo tarifário sul-coreano apontado pelo estudo é o impacto na competividade do suco contra outras bebidas. Ao mesmo tempo em que o Brasil foi praticamente excluído daquele mercado, bebidas mistas oriundas de países como Turquia e Vietnã tomaram a liderança na participação das importações daquele país. A participação do FCOJ caiu de 68% para 13%. “É importante ressaltar que, como a Coreia do Sul não é produtora de suco de laranja, a tarifa imposta ao suco brasileiro acaba prejudicando os seus próprios consumidores. Isso porque, Europa e Estados Unidos não são exportadores consistentes e sem a concorrência do produto do Brasil, o consumidor sul-coreano não tem acesso ao exportador mais competitivo do mundo, o que reflete em um suco mais caro naquele mercado”, analisa Netto.

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METODOLOGIA DE PREÇOS DO ALGODÃO – BBM/SINAP

PRODUTO:Algodão em pluma tipo 41, folha 4 – cor estritamente abaixo da média (strict low middling) – (antigo tipo 6, fibra 30/32 mm, sem característica).
UNIDADE DE MEDIDA:Libra-peso de pluma (0,453597 kg) divulgados em real por libra-peso.
ENTREGA:Preço do produto posto-indústria na mesorregião da cidade de São Paulo.
REGIÃO DE REFERÊNCIA:Negócios feitos nas principais regiões produtoras e consumidoras de algodão do Brasil.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO:A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.
BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:Média aritmética das informações coletadas.
PERIODICIDADE:Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.
HISTÓRICO:Desde janeiro de 2010.
ORIGEM DA INFORMAÇÃO:Corretoras de Mercadorias associadas a Bolsa Brasileira de Mercadorias através de pesquisas diárias de preços
(confira aqui os nomes das Corretoras).
IMPORTANTE:Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Metodologia cotações

COTAÇÕES AGRÍCOLAS BBM

METODOLOGIA DE PREÇOS AGRÍCOLAS DA BOLSA BRASILEIRA DE MERCADORIAS

REGIÃO DE REFERÊNCIA:

Negócios realizados nas principais regiões produtoras e consumidoras dos produtos no Brasil.

TRATAMENTO ESTATÍSTICO:

A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: média aritmética dos valores informados excluindo-se o desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra em 10%) e análise do coeficiente de variação.

BASE DE PONDERAÇÃO DAS REGIÕES:

Média aritmética das informações coletadas.

PERIODICIDADE

Diária (somente em dias úteis). Os preços são coletados junto aos corretores de algodão, entre as 10:00 e 16:00 horas e divulgados, no mesmo dia, até às 17 horas.

HISTÓRICO:

Desde junho de 2018.

ORIGEM DA INFORMAÇÃO:

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

IMPORTANTE::

Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico, para pronta entrega.

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias

Corretoras Associadas/BBM, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

Lista dos participantes no fornecimento das cotações de preços agrícolas pela BBM

  •  Algotextil Consultores Associados Ltda
  •  Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA
  •  Cereais Pampeiro Ltda
  •  Cerrado Corretora de Merc. & Futuros Ltda
  •  Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas – Cocapec
  •  Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – Coocafé
  •  Correpar Corretora de Merc. S/S Ltda
  •  Corretora Nacional de Mercadorias
  •  Costa Lima Corretora de Commodities Agrícolas Ltda
  •  Cottonbras Representação S.S. Ltda
  •  Cottonbrasil Corretores Associados Ltda.
  •  Depaula Corretora Ltda
  •  Expoente Correto. Merc. Imp. Export. Com. Represent. Ltda.
  •  Fibra Comercial e Corretora de Merc. Ltda
  •  Globo Corretora de Merc. Ltda
  •  Granos Comércio e Representações Ltda.
  •  Henrique Fracalanza
  •  Horus Algodão Consult. e Corretagens Ltda
  •  Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses – IBRAFE
  •  JC Agronegócios EIRELI
  •  Laferlins Ltda.
  •  Lefevre Corretora de Mercadorias Ltda
  •  Mafer Agronegócios Ltda
  •  Mercado – Mercantil Corretora de Merc. Ltda
  •  Metasul Corretora Ltda
  •  Orbi Corretora de Mercadorias Ltda.
  •  Pluma Empreendimento e Participações S/S LTDA
  •  Renato – Agronegócio e Licitações Ltda
  •  Renda Corretora de Agroneg. e Transp.s Ltda
  •  Risoy Corretora de Merc.
  •  Robert Daniel Corretora
  •  Rocha Corretora de Merc. Ltda
  •  Rural Assessoria e Commodities Agricolas Ltda
  •  Sandias Corretora de Commodities Ltda
  •  Santiago & Oliveira Com. e Ind. Ltda
  •  Santiago Cotton Ltda
  •  Souza Lima Corretora de Mercadorias Ltda
  •  T.T. Menka Corretora de Mercadorias S/C Ltda.
  •  Translabhoro Serviços Agrícolas Ltda
  •  Vitória Intermediação de Negócios Ltda