Por Patrick Wingrove e Andrea Shalal
(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que o país vai inicialmente aplicar uma “pequena tarifa” sobre as importações de produtos farmacêuticos antes de aumentá-la para 150% em 18 meses e, posteriormente, para 250%, em um esforço para estimular a produção nacional.
“Em um ano, no máximo um ano e meio, a tarifa subirá para 150% e depois para 250%, porque queremos que os produtos farmacêuticos sejam fabricados em nosso país”, disse Trump em uma entrevista à CNBC.
Ele não especificou a alíquota inicial das tarifas sobre produtos farmacêuticos. Trump disse neste mês que as tarifas sobre produtos farmacêuticos poderiam chegar a 200%.
Trump também disse que planeja anunciar tarifas sobre semicondutores e chips “na próxima semana”, mas não deu mais detalhes.
Os Estados Unidos vêm realizando uma revisão de segurança nacional do setor farmacêutico, e a indústria vem se preparando para possíveis tarifas específicas para o setor. O governo não anunciou quando os resultados dessa investigação serão divulgados.
Um acordo entre os Estados Unidos e a UE estabelece que as tarifas sobre produtos farmacêuticos e semicondutores são atualmente zero, mas se os Estados Unidos aumentarem as tarifas após sua investigação de importação, elas serão limitadas a 15%.
(Reportagem de Patrick Wingrove em Nova York, Andrea Shalal em Washington e Bhargav Acharya em Toronto)