A colheita das lavouras de milho segunda safra está muito próxima do final no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (6), 98,3% das lavouras já haviam sido colhidas.
O índice subiu dos 97% registrados até a última semana e dos 97,4% da média dos últimos cinco anos, mas fica atrás dos 100% contabilizados no mesmo período de 2024.
Os trabalhos já se encerraram no Piauí, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Entre os estados que seguem colhendo, destaque para Goiás (99,8%), São Paulo (98%), Minas Gerais (97%), Mato Grosso do Sul e Paraná (95%).
As áreas restantes ainda em campo (1,7%) estão todas em fase de maturação.
Os técnicos da Conab destacam que a colheita ainda ocorre em talhões tardios e de menor potencial produtivo no Paraná, enquanto entra na reta final das regiões Oeste e Norte do Mato Grosso do Sul e está praticamente encerrada em Goiás e São Paulo.
Safra de Verão
Ao mesmo tempo os trabalhos de plantio da safra de milho verão 2025/26 avançam pelo sul do país e já somam 28,2% do total previsto para a temporada.
No Rio Grande do Sul, a semeadura chega em 39% com produtores acelerando as atividades para que a cultura encerre o ciclo antes de dezembro, mês historicamente seco no estado.
“O desenvolvimento da cultura é satisfatório e os tratos culturais têm sido realizados nos momentos certos”, destaca a publicação.
Enquanto isso o Paraná plantou 9% da área estimada, com lavouras em emergência e início de desenvolvimento vegetativo apresentando boas condições.
Já em Santa Catarina, a semeadura começou no Oeste do estado com a umidade e o aumento das temperaturas favorecendo a germinação do cereal.