A colheita das lavouras de milho segunda safra segue avançando lentamente no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (5), 27,7% das lavouras já haviam sido colhidas.
O índice subiu dos 17% registrados até a última semana, mas fica atrás dos 61,1% contabilizados no mesmo período do ano passado e dos 39,5% da média das últimas cinco temporadas.
Os trabalhos estão mais adiantados no Mato Grosso (57,2%), Tocantins (36,2%), Maranhão (36%), Piauí (26,2%), Minas Gerais (21,4%), Goiás (17,6%), Paraná (17%), Mato Grosso do Sul (14,8%) e São Paulo (9,6%).
Ao mesmo tempo, 64,6% das áreas já estão em maturação e 7,7% ainda em enchimento de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que a elevada capacidade operacional permitiu grande avanço da colheita no Mato Grosso, com rendimentos que continuam superando as estimativas iniciais. A colheita também avança diante do tempo seco de Minas Gerais.
Já no Paraná, as atividades foram praticamente interrompidas devido à alta umidade dos grãos decorrente das precipitações e baixas temperaturas. Mato Grosso do Sul também enfrentam alta umidade dos grãos, mas, por lá, a colheita ainda avança mesmo que lentamente.