A colheita das lavouras de milho segunda safra segue avançando no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (30), 97% das lavouras já haviam sido colhidas.
O índice subiu dos 94,8% registrados até a última semana, mas fica atrás dos 100% contabilizados no mesmo período do ano passado.
Os trabalhos já se encerraram no Piauí, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Entre os estados que seguem colhendo, destaque para Goiás (98%), Minas Gerais (96%), Paraná (95%), Mato Grosso do Sul (91%) e São Paulo (82%).
As áreas restantes ainda em campo (3%) estão todas em fase de maturação.
Os técnicos da Conab destacam a finalização dos trabalhos no Mato Grosso com médias recordes de produtividade.
Enquanto isso, Paraná se aproxima do fim com os trabalhos avançando ainda em regiões semeadas tardiamente e que foram impactadas por geadas em junho.
Já no Mato Grosso do Sul, as precipitações reduziram o ritmo das atividades, que devem se prolongar até meados de setembro. A colheita também se aproxima do fim em Goiás e Minas Gerais.
Safra de Verão
Ao mesmo tempo os trabalhos de plantio da safra de milho verão 2025/26 começaram e avançam pelo Brasil, especialmente nos estados do Sul.
No Rio Grande do Sul, as chuvas ocorridas no Alto Uruguai e Missões, apesar do baixo volume, favoreceram as áreas já semeadas. No Planalto Médio, o plantio se intensificou durante a semana. Com exceção do Planalto Superior e Serra do Nordeste, o plantio ocorre nas demais regiões do estado, alcançando 32% da área estimada.
Já no Paraná, o plantio foi iniciado, mas ainda de forma tímida.