CINGAPURA (Reuters) – A produção de trigo da Austrália deverá cair 1% este ano ante a temporada passada, para 33,8 milhões de toneladas métricas, embora a produção deva ficar 22% acima da média de 10 anos, devido às condições de cultivo amplamente favoráveis, informou o Ministério da Agricultura.
Espera-se que a produção de cevada e canola aumente, com a produção de ambas as culturas provavelmente acima da média, disse o Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics and Sciences (Abares) em um relatório trimestral de safra.
“Apesar de um início muito seco e esporádico da temporada de cultivo de inverno no sul da Austrália e em Victoria, a melhoria das condições sazonais durante o inverno impulsionou as perspectivas de produção nas principais regiões de cultivo de inverno da Austrália”, disse a Abares em um relatório.
A produção de canola da Austrália em 2025/26 está estimada em 6,4 milhões de toneladas, um aumento de 1% em relação ao ano anterior, e a produção de cevada deve aumentar 10%, para 14,6 milhões de toneladas, segundo o ministério.
(Reportagem de Naveen Thukral)