O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (2) um alerta de tempestade de grau laranja (perigo) para grande parte do Rio Grande do Sul. O aviso entrou em vigor às 12h e segue até as 23h59 de quarta-feira (3), abrangendo regiões do Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Centro Ocidental, Centro Oriental do estado e a Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o órgão, a região pode registrar chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. O alerta indica risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Além do aviso laranja, o Inmet também publicou um alerta amarelo (perigo potencial) para tempestades em parte do Sul e do Sudeste, válido de terça-feira (2), às 12h, até quarta-feira (3), às 10h. Nesse caso, os riscos são menores, mas ainda há possibilidade de chuva de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
O alerta amarelo atinge áreas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, incluindo a região Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Norte e Sul Catarinense, além da Grande Florianópolis. No Paraná, o aviso cobre as regiões Metropolitana de Curitiba, Oeste, Sudoeste, Sudeste, Centro-Sul e Centro-Oriental Paranaense. No território gaúcho, também estão incluídas áreas Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Noroeste, Centro Ocidental e Centro Oriental Rio-grandense.
O Inmet orienta a população a buscar abrigo em locais seguros durante as ocorrências de tempestade, evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade e manter-se atento às atualizações meteorológicas.