A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) participa como patrocinadora e apoiadora do 12º ANEA Cotton Gala Dinner que, este ano, celebra os 25 anos da criação da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão. A data coincide com os 23 anos de fundação da própria BBM que, desde 2015, apoia institucionalmente o evento, agora em sua 8ª edição com a participação da Bolsa. Quem representa a entidade no evento é o presidente do Conselho da BBM, Christiano Erhart, o vice-presidente, Jonas Nobre, e o diretor-geral da entidade, Cesar Costa, além dos corretores associados do setor do algodão.
A atuação da BBM no setor é marcada por sua tradição na comercialização de algodão e pelo trabalho de seus corretores especializados, o que torna natural sua presença neste grande encontro, que já faz parte do calendário nacional da cotonicultura. “A ANEA é uma parceira estratégica da BBM em diversas frentes, inclusive na criação da Brazilian Cotton School”, destaca o diretor-geral da Bolsa, Cesar Costa. A escola do algodão também conta com a força da Associação Brasileira dos Produtores do Algodão (Abrapa), e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). A primeira escola brasileira do algodão nasceu dentro do ANEA Cotton Dinner em 2023.
Jonas Nobre, vice-presidente da BBM, ao lado de Christiano Erhart, presidente, e Cesar Costa, diretor-geral
A edição de 2025 do ANEA Cotton Gala Dinner está sendo realizada no Centro de Convenções do Hotel Rosewood, em São Paulo, capital, com programação intensa ao longo de dois dias. Já no primeiro dia do evento (30), ocorreu a reunião da Câmara Setorial do Algodão do Ministério da Agricultura e Pecuária, da qual a BBM também faz parte. Um dos temas discutidos foi a expectativa de aumento da produção efetiva de algodão em pluma no Brasil na safra 2024/2025, superando os números da safra anterior. Cenário que reforça a posição do país como um dos maiores produtores mundiais da fibra.
A reunião também abordou os desafios enfrentados pela cadeia produtiva, como a concorrência com as fibras sintéticas, por exemplo, além de destacar os avanços nos processos de comercialização, industrialização e exportação do produto. O trabalho das entidades setoriais, especialmente no estímulo ao consumo interno e no fortalecimento das exportações, foi amplamente reconhecido pelos participantes.
O evento ocorre este ano em São Paulo, capital
A programação de hoje segue com palestra magna com Joe Nicosia, diretor de Operações Globais da Louis Dreyfus Company (LDC), especializado na área do algodão. O encerramento será à noite com o tradicional jantar de gala, também no Hotel Rosewood. O evento reúne cerca de 450 participantes, entre produtores rurais, exportadores, representantes da indústria têxtil, corretores de mercadorias e outros agentes da cadeia do algodão.