A maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina termina neste domingo (7) e já recebeu mais de 700 mil visitantes no Parque Assis Brasil em Esteio (RS). A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) participou de quatro agendas durante esta edição da Expointer. A primeira, foi o anúncio de Contratos de Venda de Opção de Arroz, promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na Casa do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). A operação prevê R$ 300 milhões, referentes à aquisição de, aproximadamente, 200 mil toneladas do grão, da safra 2025/2026.
De acordo com a Bolsa, ainda há uma quantidade significativa do produto ainda não comercializado no Rio Grande do Sul e a perspectiva é que, na próxima safra, ocorra uma redução de apenas 5% na área plantada, o que preocupa o setor que se depara com preços enfraquecidos. O cenário de uma produção robusta de arroz no país combinado à baixa liquidez no mercado interno para produto e as exportações muito enfraquecidas, pressionam ainda mais o preço do arroz.
A BBM, representada pelo presidente do Conselho Administrativo, Christiano Erhart, também participou da reunião da Câmara Setorial das Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Levantamos a questão dos atuais patamares de preços do trigo no mercado que encontram-se abaixo do preço mínimo, o que é preocupante em um momento de entressafra, relatou o presidente da BBM. “A preocupação se dá, principalmente, com entrada da safra, o que aumenta a pressão baixista. Por isso, é necessária uma intervenção do governo”, completou.
De acordo com o dirigente, a Câmara vai encaminhar uma carta para solicitar subsídios ao governo para realização de leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (Pep) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), de trigo, além de operações de Contratos de Opção de Venda (COV). Para estas operações, o alerta é para a quantidade de armazéns credenciados pois, segundo o dirigente, há poucas unidades aptas atualmente.
A agenda da Bolsa também incluiu o anúncio de apoio à comercialização de feijão, através dos leilões de Pep e Pepro. Nos leilões da próxima semana, serão realizados dois leilões por dia, um de Pep e, outro, de Pepro, com operações para a agricultura familiar no dia 10 e, para os demais produtores e suas cooperativas, no dia 11, com oferta de 16.200 toneladas de feijão para cada leilão. Para receber o prêmio, o produtor ou a cooperativa deverão comprovar a produção e a venda/escoamento do feijão preto para indústria de beneficiamento ou comerciante de uma localidade diferente de onde ocorre o plantio.
Expointer
A 48ª Expointer termina neste domingo, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS), e é considerada a maior feira agropecuária da América Latina.O evento celebra a tradição e inova o agronegócio brasileiro, mostrando a força do setor através da exposição de animais de diversas raças, máquinas e implementos agrícolas, produtos da agricultura familiar e artesanato, além de promover shows musicais e culturais. O evento é um espaço fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, fomentando a troca de conhecimentos, a realização de negócios e a apresentação de novas tecnologias e soluções para o setor.