O edital prevê a remoção de 21 mil toneladas de milho
As corretoras associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) participam na próxima quinta-feira (5), de um pregão promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A disputa dá início ao cronograma de leilões de frete de 2026 da entidade. O edital do leilão prevê a contratação do serviço para remoção de 21 mil toneladas de milho, produto vinculado aos estoques públicos do governo federal. O início das negociações está marcado para às 9h30 (horário de Brasília).
A entrega das garantias deve ocorrer até o dia dez de fevereiro. O leilão está dividido em nove lotes e o produto armazenado em Brasília (DF) será transportado para Palmeira dos Índios (AL), Ananindeua (PA) e Caicó (RN). O produto dos estoques situados em Uberlândia (MG) será destinado para municípios do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco. Já o milho de armazéns públicos de Imperatriz (MA) e Rondonópolis (MT), deverá ser transportado para municípios do Piauí e do Ceará.
O pregão segue as diretrizes da Lei n.º 13.703, de oito de agosto de 2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, responsabilizando-se pela observância aos preços mínimos estabelecidos pela tabela da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O leilão será realizado eletronicamente.
Os participantes da disputa precisam comprovar atividade econômica principal compatível com o serviço de transporte de carga. A comprovação da Atividade Econômica principal ocorre por meio de consulta ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), ou pelo Cartão de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Também é necessário estar inscrito no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
“Acreditamos que, devido à conjuntura do mercado de commodities, que está passando por uma fase baixista com os preços pressionados internacionalmente, teremos um ano de forte atuação da Conab como reguladora de mercado neste momento tão desfavorável para os produtores”, declarou Christiano Erhart, presidente do Conselho da BBM.
Para participar dos leilões da Conab, procure uma das corretoras associadas à BBM


