O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos avisos de tempestade para regiões do Centro-Oeste e áreas vizinhas, válidos até as 10h desta quinta-feira (25). Parte significativa dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, permanece sob alerta laranja, que indica perigo para tempestades mais severas.
Segundo o órgão, há previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos fortes de 60 a 100 km/h e risco de queda de granizo. Entre os possíveis impactos estão cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.
As áreas afetadas pelo alerta laranja incluem: Centro Goiano, Leste Goiano, Centro-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Ocidental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Norte Goiano, Sul Amazonense, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Noroeste de Minas, Oriental do Tocantins, Distrito Federal, Madeira-Guaporé, Sul Goiano, Sudeste Mato-grossense, Norte de Minas e Extremo Oeste da Bahia.
Além disso, um segundo aviso, de cor amarela (perigo potencial), também está em vigor para áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Neste caso, o Inmet aponta chuvas mais moderadas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com rajadas de vento de 40 a 60 km/h. O risco associado é menor, mas ainda há possibilidade de quedas de galhos, pontos de alagamento e descargas elétricas.
Entre as regiões sob alerta amarelo estão: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce, Noroeste do Espírito Santo, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sul da Bahia, Sudeste e Sudoeste do Pará, além de áreas do Amazonas, Rondônia, Tocantins e Minas Gerais, entre outras.
A orientação do Inmet é que a população redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em casos de rajadas de vento, deve-se evitar abrigo debaixo de árvores ou placas metálicas, bem como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou outdoors.