O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (16) dois avisos para tempestades que atingem áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Um deles, classificado com grau de severidade perigo, prevê condições mais intensas no período da tarde e noite.
De acordo com o boletim, o alerta mais severo está em vigor das 13h às 23h desta terça. A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Os riscos incluem corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Entre as áreas sob maior atenção estão o Sul e Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campinas, Vale do Paraíba Paulista, regiões Metropolitana e Macro Metropolitana de São Paulo, além do Centro e Sul Fluminense e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O segundo aviso, de grau perigo potencial, abrange uma área ainda mais ampla e se estende das 12h desta terça até 10h de quarta-feira (17). Nesse caso, a previsão é de chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Apesar da intensidade menor, há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, danos pontuais em lavouras e interrupções isoladas de energia elétrica.
As áreas afetadas incluem o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Zona da Mata, Oeste, Sul e Centro de Minas Gerais, além de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araraquara e São José do Rio Preto, no interior paulista. Também estão sob alerta regiões do Espírito Santo, como o Sul e o Centro do estado, e grande parte do território fluminense, incluindo Baixadas, Norte, Noroeste, Centro e Região Metropolitana.
O Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, não estacione veículos próximos a placas ou torres de transmissão e desligue aparelhos elétricos em caso de tempestades intensas.