SÃO PAULO (Reuters) – As lavouras de trigo do Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal do Brasil, apresentam desenvolvimento satisfatório, beneficiadas por boa disponibilidade hídrica no solo, temperaturas amenas e maior incidência de radiação solar nas últimas semanas, disse a Emater em boletim nesta quinta-feira.
“As plantas apresentam coloração verde intensa, folhas bem expandidas e apropriada densidade de estande, indicando desempenho adequado”, apontou a Emater, citando que as condições atuais favorecem o perfilhamento e a manutenção da sanidade de forma geral.
A expectativa de produtividade segue positiva, segundo o órgão de assistência técnica ligado ao governo.
A área cultivada no Estado está projetada pela Emater em 1,2 milhão de hectares, queda de cerca de 10% ante a temporada anterior, mas a produção não deverá cair tanto, com expectativa de recuperação da produtividade média, estimada em 2.997 kg/ha.
A safra está estimada em cerca de 3,6 milhões de toneladas em 2025, ante 3,7 milhões em 2024, segundo os dados preliminares da Emater.
A maioria das lavouras encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo (92%) e o restante está em florescimento (8%), conforme levantamento desta semana.
A próxima semana terá chuva forte e retorno do frio intenso ao Rio Grande do Sul, disse a Emater. Os volumes previstos de precipitações deverão variar entre 50 e 100 mm na maioria dos municípios do Estado.
(Por Roberto Samora)