MOSCOU (Reuters) – As exportações russas de grãos pelo porto de Kavkaz, no Mar Negro, que representaram quase um quarto de todas as exportações marítimas na última temporada, foram significativamente prejudicadas este mês devido às novas exigências de entrada e inspeção de navios, informaram fontes do setor.
As embarcações estrangeiras precisam de permissão das autoridades portuárias e da aprovação do serviço de segurança FSB da Rússia para entrar nos portos do país, de acordo com um decreto de julho do presidente Vladimir Putin.
Desde o início de agosto, cerca de 350.000 toneladas métricas de grãos foram embarcadas por Kavkaz, disse uma das seis fontes à Reuters, em comparação com 1,5 milhão a 2 milhões de toneladas por mês durante o verão e o outono do hemisfério norte.
Em agosto passado, os embarques totalizaram 1,492 milhão de toneladas.
No início da semana passada, mais de 120 navios estavam esperando para passar pelo porto, e as taxas de frete para embarcações estavam subindo, disse outra fonte, acrescentando que os terminais estavam transbordando de grãos e haviam efetivamente parado de aceitar mais.
Os navios que estavam programados para carregar em meados de julho estavam carregando agora, disseram duas das fontes à Reuters. Todas as fontes falaram sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.
A administração do Porto Kavkaz não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário da Reuters.
A nova temporada de exportações de grãos da Rússia teve um início lento devido a uma campanha de colheita tardia, mas a diminuição dos embarques em outros portos não é tão significativa. A situação em Novorossiysk, o maior porto de grãos da Rússia, parece menos problemática, assim como a rota do Báltico, disseram as seis fontes.
O porto de Kavkaz está localizado na parte norte do Estreito de Kerch, que conecta o Mar de Azov e o Mar Negro. Os navios passam sob a ponte de Kerch a caminho do porto, o que exige inspeções adicionais por motivos de segurança, disseram eles.
As exportações de grãos por meio de Kavkaz na temporada 2024/25 totalizaram 10,24 milhões de toneladas, ou 23% de todos os volumes de grãos transportados por via marítima, de acordo com as fontes do setor e os cálculos da Reuters.
(Por Olga Popova e Gleb Stolyarov)