A aproximação de uma nova frente fria deverá provocar uma queda de temperatura em parte do país nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de sexta-feira (09), uma nova massa de ar frio deve avançar pelo território brasileiro, atingindo principalmente a Região Sul, o sul de Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo, com previsão de mínimas abaixo de 10 °C.
Antes da chegada do frio, o calor ainda predomina em grande parte do país. Conforme o Inmet, ao longo da semana as temperaturas máximas seguirão elevadas nas regiões Norte, oeste do Nordeste e norte do Centro-Oeste. Os maiores valores estão previstos para o dia 10 de agosto, especialmente no centro-sul do Pará, norte de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, onde os termômetros podem ultrapassar os 34 °C.
Ainda segundo o Inmet, nas regiões litorâneas do Nordeste, no sul do Centro-Oeste, no Sudeste e no Paraná, as temperaturas máximas devem variar entre 20 °C e 28 °C. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, no entanto, o tempo já começa a refletir a mudança: são previstas máximas abaixo dos 18 °C ao longo da semana.
As temperaturas mínimas também mostram contraste entre as regiões. Conforme o Inmet, os valores permanecem acima de 22 °C em boa parte da Região Norte, no norte do Nordeste e em áreas do norte da Região Centro-Oeste. Já nas regiões Sul e Sudeste, além do interior da Bahia, Distrito Federal, e áreas do sul de Goiás e de Mato Grosso do Sul, as mínimas devem se manter abaixo dos 18 °C.
Entre os dias 5 e 7 de agosto, as mínimas podem cair abaixo de 8 °C no sul do Rio Grande do Sul e nas áreas serranas desse estado e de Santa Catarina, com possibilidade de geadas fracas em pontos isolados. A chegada da nova massa de ar polar, no entanto, deve ampliar esse cenário de frio, espalhando as baixas temperaturas para áreas mais ao norte a partir do próximo fim de semana.
A tendência de queda nas temperaturas já pode ser visualizada nas simulações meteorológicas. Imagem atualizada mostra uma extensa área do país — incluindo o Sul, boa parte do Centro-Oeste e o Sudeste — coberta por tons de azul e roxo, que representam temperaturas mínimas muito baixas.
O avanço da massa de ar frio é especialmente visível sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estendendo-se também ao interior paulista, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul.