A colheita das lavouras de milho segunda safra segue avançando no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (2), 75,2% das lavouras já haviam sido colhidas.
O índice subiu dos 66,1% registrados até a última semana, mas fica atrás dos 91,3% contabilizados no mesmo período do ano passado e dos 77,6% da média das últimas cinco temporadas.
Os trabalhos estão mais adiantados no Tocantins (97%), Mato Grosso (96,9%), Piauí (89,6%), Maranhão (85%), Goiás (72,6%), Minas Gerais (50,2%), Mato Grosso do Sul (47,8%), Paraná (46,8%) e São Paulo (34,6%).
Ao mesmo tempo, 24,1% das áreas estão em maturação e apenas 0,7% ainda em enchimento de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que a colheita está em sua fase final com médias de produtividade recordes em todo estado do Mato Grosso, deixando recorrente o depósito do milho a céu aberto. São Paulo e Minas Gerais também avançam na colheita com resultados acima dos esperados.
No Paraná, o tempo mais seco dos últimos dias proporcionou um avanço das atividades, mas as produtividades e a qualidade foram prejudicadas pelas chivas do início da semana.
Já em Goiás, as regiões Leste e Norte tem produtividades inferiores as de outras regiões.