BRASÍLIA (Reuters) – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse nesta quarta-feira que é urgente a negociação entre Brasil e Estados Unidos sobre a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Em entrevista coletiva após reunião sobre o tema com entidades representativas, Alckmin disse que o governo brasileiro ainda aguarda resposta das autoridades norte-americanas e ponderou não ver problema se houver necessidade de prorrogar o prazo para as tratativas.
“Nós queremos negociação, é urgente, o bom é que se resolva nos próximos dias. Se houver necessidade, nessa negociação, de prorrogar, eu não vejo problema”, afirmou.
Em relação à investigação aberta pelo representante de Comércio dos Estados Unidos sobre possíveis práticas comerciais “injustas” do Brasil, Alckmin disse que o governo dará as explicações que forem solicitadas.
“Não é a primeira vez que é feita uma abertura de investigação, isso já foi feito anteriormente, o Brasil respondeu e o assunto foi encerrado”, disse.
Citando temas usados como argumentos pelo governo dos EUA para abrir a investigação, o vice-presidente mencionou que o desmatamento no Brasil está em queda, os prazos para análise de propriedade intelectual foram reduzidos e o Pix é um mecanismo de sucesso.
(Por Bernardo Caram)